O vereador Pedro Kawai (PSDB) utilizou a tribuna da Câmara durante a 70ª reunião ordinária, realizada nesta segunda-feira (4), para falar sobre sua proposta que solicitava alteração no Plano Plurianual 2022-2025, com o intuito de remanejar R$ 200 mil para compra de aparelhos auditivos na rede municipal de saúde e que não foi aprovada.
“Estávamos tentando há um bom tempo esse atendimento para a compra de aparelhos auditivos. Nos últimos três anos essa fila dobrou. Antes era de dois anos e hoje, se a pessoa passar pelo processo, demora-se quatro anos e três meses para receber o aparelho do SUS”, afirmou.
Segundo Kawai, são 1097 pacientes na fila. “Esse número deve ter aumentado, pois essa resposta é de um requerimento do primeiro semestre de 2023. Existe um regramento no Ministério da Saúde para que a prioridade para receber equipamento seja das crianças, pois elas estão em fase de desenvolvimento”, afirmou.
Mas Kawai acrescentou que há idosos, que pela dificuldade em ouvir, perdem o equilíbrio. “No final da vida, pela falta de equipamento e pela determinação do Ministério da Saúde, os idosos ficam de lado. Situação dramática de mais de quatro anos de espera”, disse.