A “Partícula do Diabo”

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho

 

No dia 04 de julho de 2012, foi anunciado pelos cientistas o descobrimento de uma partícula responsável pela origem do Universo; denominada Bóson de Higss ou “partícula de Deus”; teoria da física que explica a dinâmica das partículas elementares do cosmos, ou seja, a partícula responsável por dar massa à matéria.

Para compreendermos um pouco mais devemos recordar da famosa Fórmula de Einstein; E=M.C² (Energia Liberada = Massa x Velocidade da Luz ao quadrado). Portanto, se alterarmos para E/C²= Massa, esta divisão resultou em uma pequeníssima quantidade de massa, cerca de 0,0000000000000 (01 google) 00001 picogramas, ou seja, um número de massa muitas vezes menor do que a massa de 01 Elétron.

Muito bem, entendido o tal raciocínio do microcosmo, podemos assim, compreender então que “se Deus existe, todas as partículas são dele, inclusive(,) o Bóson de Higss; mas certamente o Neutrino deve ser coisa do Capeta. Mas, porque?

Pois é, a física quântica realmente pode ser difícil, mas também tem suas pegadinhas científicas.

O Neutrino é uma partícula subatômica, sem carga elétrica, extremamente leve, existe em abundância no Universo, pouco interage com a matéria, não se sabe o valor de sua massa, não possui cor, não interage eletromagneticamente, como por exemplo, para haver possibilidade do Neutrino interagir com os prótons, ele deveria atravessar uma chapa de chumbo de 01 ano-luz de espessura e também apresenta muitas outras características atípicas, sendo que em últimas pesquisas científicas com aceleradores atômicos, o Neutrino chegou a ultrapassar a velocidade da luz. Ainda existem controvérsias, mas poderá revolucionar a teoria da relatividade, certamente o Neutrino é do Capeta.

 

_____

Douglas Alberto Ferraz de Campos Filho, médico

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima