TOC (V) – Dúvidas e Verificações

Quando ocorrem verificações repetidas ou se na impossibilidade de realizá-las o sujeito se sente angustiado, devem ser consideradas como sintoma do TOC. Surgem intensamente ao sair de casa, deitar-se para dormir, estacionar o carro, sair do trabalho. São momentos em que se encerra uma atividade para iniciar outra. A obsessão por não falhar pode desencadear o processo angustiante. Verificações mais comuns:

  • Fechar portas e janelas;
  • Desligar eletrodomésticos;
  • Fechar as torneiras com força com necessidade de apertá-las a ponto de quebrá-la; ou passar a mão por baixo para não deixar gotejando;
  • Acender/apagar lâmpadas apagadas; ligar/desligar celular ou TV temendo não estarem “bem” desligados;
  • Na bolsa/carteira, para que não faltem documentos;
  • Se atropelou ou não algum pedestre na calçada ou ao lado, verifica no retrovisor ou refaz o trajeto e certifica-se de que nada ocorreu;
  • Testam portas/vidros do carro se estão bem fechados, mesmo com os pinos travados.

Além das verificações, a pessoa costuma tocar botões de fogão, torneira de gás, portas de geladeira, etc. São formas sutis de verificação que visam a diminuir a angústia gerada pela dúvida e incerteza. Quando é mental, repetem a leitura de um texto, uma conversa para não deixar escapar qualquer detalhe, revisam o cheque para não deixarem erro.

 

Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial

 

 

Aqui ninguém mais ficará depois do sol

No final será o que não sei, mas será

Tudo demais, nem o bem, nem o mal, Só o brilho calmo dessa luz.

(Flávio Venturini, Vermelho e Márcio Borges, Planeta Sonho.

  Sei que me meti numa roubada enorme. Tenho um relacionamento sério de longa data, mas sou geminiana e preciso sempre de novas emoções. Envolvi-me com um cara há um ano, mas acho que ele só está comigo por interesse. Tento provar pra mim mesma que sou capaz de conquistá-lo, uma obsessão, algo doentio e incontrolável. Sofro muito quando não me liga e mesmo sem terminar o outro relacionamento não me sinto culpada. Estou doente?Carla.

 

O que está tentando provar? E para quem? Pois me parece que conquistar essa pessoa se tornou uma ‘questão de honra’. Estaria tentando demonstrar seu poder de sedução a si mesma, ou está mais envolvida do que esperava? E essa primeira pessoa, o que é pra você?

O desejo humano sempre busca o que falta. Se ele está abastecido de seus afetos, se quando ele não liga você sofre, se ele percebe a profundidade de seu envolvimento, muito provavelmente não lhe corresponderá no mesmo nível. E isso fica fácil de entender, mesmo porque ele sabe que, em tese, se encontra em segundo plano, e talvez até pressinta que uma vez conquistado seu desejo se extingue e ele perde o lugar que ocupa em sua vida afetiva, o que torna mais interessante mantê-la com um gostinho de quero mais.

Mas me fica a pergunta: o que sente pela pessoa do relacionamento sério? Pois até se referiu como ‘outro relacionamento’! Essa ausência de culpa chama a atenção.

 

 

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima