As colônias trentino-tirolesas de Santana e Santa Olímpia trazem a partir de hoje (2), no Armazém 14 do Engenho Central, o 15º Mercadìn di Nadàl, inspirado nos mercados natalinos europeus, com muitas peças relacionadas ao natal e seus símbolos. Neste sábado, assim como no próximo, dia 9, o evento acontecerá das 10h às 20h. Já no domingo (3), e nos dias 8 e 10, será das 10 às 17h. A entrada é gratuita.
A realização é das associações de moradores de Santa Olímpia e de Santana, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).
O evento tem como objetivos manter preservada a cultura, a tradição e a união das comunidades, expondo os talentos locais, mantendo o simbolismo do Natal e o artesanato típico. Os produtos passam por uma criteriosa seleção antes da exposição, somente sendo permitido peças produzidas nas comunidades, que remetam à cultura da imigração, como geleias artesanais de frutas colhidas no bairro, licores, vinhos, presépios, entre outros. Uma novidade nesta edição é o vinho de laranja e o chopp artesanal.
O Mercadìn di Nadàl remonta ao século XIV. Durante o período de Natal, artesãos vendiam artigos natalinos para relembrarem o nascimento do Menino Jesus e festejarem São Nicolau. A tradição dos mercadinhos de Natal se popularizou nos Alpes e na região de Trento a partir de 1993. Hoje é uma tradição que atrai anualmente milhares de turistas, sendo tudo repleto de simbolismo para lembrar o nascimento de Jesus, desde os enfeites até o artesanato típico, num ambiente envolvente, repleto de paz, harmonia, esperança e alegria.
SERVIÇO – 15º Mercadìn di Nadàl, dias 2 e 9, das 10h às 20h, e dias 3, 8 e 10, das 10 às 17h, no Armazém 14 do Engenho Central. Avenida Maurice Allain, 454. Entrada gratuita.