Câmara – Aprovado PL que institui programa culturais e esportivos nas escolas

Foi aprovado em primeira discussão durante a 68º Reunião Ordinária, o projeto de lei 166/2023, do vereador Paulo Camolesi (PDT), que institui o Programa de Oficinas Culturais e Esportivas nas Escolas Públicas do Município de Piracicaba, com o objetivo de promover o acesso à cultura e estimular a criatividade dos estudantes por meio de oficinas que abrangem áreas como dança, teatro, artes visuais, artes marciais, capoeira, literatura, fotografia e outras manifestações.

As oficinas serão realizadas de forma periódica e integrada ao currículo escolar, visando proporcionar aos estudantes a oportunidade de participar de atividades culturais extracurriculares e desenvolvidas em parceria com artistas e esportistas locais, instituições dos segmentos, e instituições educacionais do município de Piracicaba, que poderão contribuir com seu conhecimento nas respectivas áreas de atuação.

As oficinas serão oferecidas de forma gratuita aos estudantes das escolas públicas municipais, cabendo à Secretaria de Educação do Município de Piracicaba a responsabilidade pela sua coordenação e implementação.

O Executivo poderá celebrar convênios e parcerias com entidades públicas e privadas, visando ao fortalecimento e expansão do Programa de Oficina e os recursos necessários para a implementação do programa serão previstos no orçamento do Município de Piracicaba, de acordo com as disponibilidades financeiras e orçamentárias.

Na justificativa do PL, o parlamentar comenta que o acesso à cultura e a valorização das manifestações artísticas são elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes. As oficinas proporcionam a oportunidade de ampliar horizontes, estimular a criatividade, promover a inclusão social e o desenvolvimento pessoal.

Segundo ele, por meio da implementação do Programa de Oficinas nas Escolas Públicas, o município de Piracicaba poderá contribuir para o enriquecimento do processo educativo, proporcionando aos estudantes o contato com diversas formas de expressão artística e cultural.

“A transformação da sociedade para um mundo melhor está na educação, não só na escola, mas na educação completa. Isso salva! Temos que mudar nossa cabeça. Temos, sim, que tomar cuidado, mas temos que mudar a cabeça desse país e começar a investir em projetos de cultura, de transformação”, disse Camolesi ao justificar seu voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima