COM A SENADORA DAMARIS
No sábado (25) o presidente do Partido Republicanos em Piracicaba, Vanderlei Giangrossi, seguiu para um curso de formação entre filiados/as da legenda, realizado em Campinas, onde se encontrou com a senadora Damaris Alves.
LARGADA
Em reunião com pré-candidatos a vereadores e a Comissão Executiva do Partido Republicanos, sábado (25), o deputado estadual Alex Madureira (PL) anunciou que a largada oficial de sua campanha a prefeito na cidade no ano que vem vai ter as presenças do ex-presidente Jair Bolsonaro e do governador do Estado, Tarcísio de Freitas, entre outros convidados especiais, ligados aos partidos que o apoiarão na cidade.
VICE
E, entre filiados ao Partido Republicanos, os mais fofoqueiros de plantão garantem que o deputado Alex Madureira (PL) vai escolher um vice do partido do governador Tarcísio de Freitas. Se isso vai ou não dar bons resultados, se a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Piracicaba será positiva, são outros os comentários, que ficam para a época adequada. Agora, é dialética.
CORONEL
Com isso tudo, está sendo definido o futuro eleitoral da ex-vereeadora Coronel Adriana para o próximo ano, que deve ser, novamente, pré-candidata a vereadora por um dos partidos coligados ao leque de opções no entorno do deputado Alex Madureira (PL). Qual? Assunto para o tempo que a lei exige.
CONFRATERNIZAÇÃO
O PDT — Partido Democrático Trabalhista — de Piracicaba, sob a liderança do advogado Max Pavanelo, realiza hoje (28), no Clube Coronel Barbosa, a partir das 18 horas, confraternização entre os seus filiados. Entre comes e bebes, conversas ao pé dos ouvidos com os pré-candidatos/as a vereadores/as que o partido está contatando. Max quer chapa completa, de 24 noves.
OLHOS
O vereador Cássio Luís Barbosa, Falapira (PL), é pré-candidato a uma nova cadeira do Legislativo de Piracicaba para o próximo ano. Ele busca uma reeleição novamente consagradora, pois foi o mais votado nas eleições de 2020, mas seus olhos podem estar esticados para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo em 2026. Partido? O edil saberá definir qual legenda lhe garantirá vaga na disputa por uma cadeira no Palácio Nove de Julho.
DIRETAS — I
A segunda (27) marcou o aniversário de 40 anos do primeiro comício unificado das Diretas Já, campanha cívica que exigia o retorno da democracia plena com eleições diretas para presidente da República. O evento ocorreu no ano de 1983, em frente ao Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, com coordenação suprapartidária e adesão de mais de 70 entidades da sociedade civil.
DIRETAS — II
Em março de 1983, o deputado federal Dante de Oliveira (PMDB-MT) havia apresentado no Congresso Nacional proposta de emenda constitucional que restabelecia a eleição direta para o próximo presidente da República. Naquele momento, o cargo máximo do país era escolhido de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, que na prática apenas ratificava o nome indicado pelo alto comando das Forças Armadas, que comandou o país durante a ditadura militar (1964–1985). A última eleição direta para presidente da República havia ocorrido em 1960 — a população brasileira estava sem escolher o seu presidente há 23 anos.
MILEI – I
Recém-eleito presidente da Argentina, o político de extrema-direita Javier Milei já teve um “banho de realidade”. Bem diferente do tom de suas acusações infundadas (e desrespeitosas, aliás) ao presidente Lula, agora o líder hermano enviou, por intermédio de sua futura chanceler, Diana Mondino, uma carta-convite para que o ex-metalúrgico participe da posse, em 10 de dezembro.
MILEI – II
O jornalista Leandro Demori – analista do Portal ICL Notícias – lembrou em seu programa ontem (27) de manhã que a atitude de Milei está longe de ser um rompante de educação, mas deve estar ligada ao fato de que o próximo presidente da Argentina não tem maioria no Congresso Nacional e só triunfou com o apoio da “direitona” do País, em especial do ex-presidente Mauricio Macri.
MILEI – III
Assim como no Brasil, a direita que apoia extremistas como Jair Bolsonaro e Javier Milei, sempre espera “domar a fera”. Por aqui, o ex-capitão do Exército conseguiu, além da Presidência, uma base no Congresso que lhe deu tanta sustentação que, mesmo derrotado nas urnas, teve aqueles que acreditaram ser possível um golpe de Estado. Na Argentina, parece que a situação será diferente.
ESCRITORES
O Colégio Épico promoveu noite de autógrafos do programa “Pequenos Escritores”, na Livraria Nobel, no Shopping Piracicaba. Efraim Calebe Mendes de Almeida, ao lado da professora Fernanda Cristina Santos, fez sucesso com a obra “A cigarra e a formiga”, através da Estante Mágica. Efraim gosta de leitura, dedica-se a escrever e ouve histórias dos pais — Francys e Dileã — há tempos, que o levou ao gosto em produzir textos.