Inclusão Produtiva – Usuários da Assistência Social participam de curso gratuito

Participantes do curso de Eletricista, no Cras São José

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), por meio da Coordenadoria de Inclusão Produtiva, capacita jovens e adultos em curso de Eletricista, oferecido pelo Senai. A iniciativa beneficia atualmente 12 usuários dos serviços da rede socioassistencial, com curso de formação profissional e possibilidade de trabalho formal.

O curso de aperfeiçoamento profissional em técnicas para execução e montagem de circuitos elétricos e prediais visa o desenvolvimento de competências relativas ao apoio e execução de trabalhos e instalações elétricas prediais, com montagem de circuitos e instalações de dispositivos e componentes elétricos, conforme normas e procedimentos técnicos, ambientais e de saúde e de segurança do trabalho.

Marcos Costa Franco, 61, é um dos participantes e fala com entusiasmo sobre o curso. “Tenho experiência em elétrica e eletrônica, mas participar desse curso me atualiza e aperfeiçoa aquilo que conheço. Uma coisa é a prática, mas a teoria, vindo de uma escola reconhecida como o Senai, traz a certeza de que estarei preparado para outros trabalhos”, diz.

Para Lucas Gabriel Fischer, 20, o fato do curso acontecer em uma unidade de serviço da Assistência Social facilita o acesso do público. “Essa é uma grande oportunidade para quem quer se capacitar e aprender uma nova profissão e tem despertado em mim a vontade de aprender a cada aula. Quero aprender para trabalhar na área”, explicou.

Outro participante, David Luan de Freitas, 21, observa que o curso tem oferecido uma nova experiência para si. “Pretendo adquirir conhecimento e usá-lo no mercado de trabalho”, conclui.

Clayton dos Santos Silva, da Coordenadoria de Inclusão Produtiva da Smads, explica que o objetivo central dessa parceria é apoiar o desenvolvimento profissional de beneficiários de programas de transferência de renda, promovendo ações que favoreçam a inserção das pessoas no mercado de trabalho ou empreendedorismo.

As aulas que acontecem até dezembro, nas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José, estão distribuídas em 64 horas de curso, com certificação ao final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima