Encerrando a Semana da Consciência Negra, a Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu um encontro formativo em apoio às ações educativas voltadas para as Relações Étnico-Raciais. O evento, realizado ontem (24) reuniu supervisores, formadores, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas do município. Com o tema Memória e História da presença afrodescendente em Piracicaba, o evento ocorreu no anfiteatro do prédio da SME.
Especialistas convidados contribuíram para o encontro, incluindo o escritor e coordenador do Curso Livre em Africanidades, Antonio Filogênio de Paula Junior; a arquivista do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal de Piracicaba, Dayane Cristina Soldan, e a Chefe do Setor de Gestão de Documentação e Arquivo da Câmara Municipal, Giovanna Fenilia Calabria.
A educadora Malú Santana, integrante do Projeto Rotas Afro de Piracicaba, também participou do evento, que incluiu uma mesa-redonda para discussões e reflexões sobre o tema proposto.
Marilda Soares, assessora especial de projetos e responsável pela formação continuada na área de Educação Étnico-racial da SME, destacou a importância dos momentos formativos, afirmando que representam oportunidades para reflexões sobre a diversidade étnico-racial. Ela ressaltou: “Nós realizamos ações durante o ano todo, e o dia de hoje é mais uma oportunidade que temos para refletir sobre a história da presença afrodescendente em Piracicaba, reconhecendo sua contribuição significativa para a construção da identidade cultural da nossa comunidade. É fundamental que essas reflexões se traduzam em práticas educacionais inclusivas e valorizem a riqueza da nossa diversidade étnica e cultural”, falou.
Os encontros formativos têm como finalidade apresentar os fundamentos teóricos para instrumentalização dos profissionais em educação para o tema das relações étnico-raciais.