OSP – Sinfônica recebe pianista Lucas Thomazinho

A regência do concerto será do o maestro emérito Jamil Maluf

 

Peça que abre o programa, “Totentanz”, é baseada em um hino litúrgico medieval presente nas missas de réquiem

 

Uma das principais referências de pianistas brasileiros do atual cenário musical, o jovem paulista Lucas Thomazinho é o solista do próximo concerto da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba), sob a regência do maestro emérito Jamil Maluf. As sessões amanhã (25), às 16h e 19h, acontecem no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, com obras de Franz Liszt e Robert Schumann. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pela internet ou presencialmente.

A peça que abre o programa, “Totentanz” (em alemão, Dança da Morte) é baseada em um hino litúrgico medieval presente nas missas de réquiem. É considerada uma das mais importantes peças do húngaro Franz Liszt e combina as características de um concerto para piano e suas variações se alternam entre momentos entre o lirismo e o alto virtuosismo. A obra foi escrita em 1838, publicada em 1849 e revista em 1853 e 1859.

“É uma peça desafiadora para o pianista, por exigir um alto nível de técnica, habilidade interpretativa e diálogo com a orquestra. É um exemplo de como o compositor pode explorar diferentes temas em uma mesma música”, contextualiza o maestro Jamil Maluf, sobre o poema sinfônico de Liszt, classificado como o maior pianista do século 19.

A “Sinfonia N° 4 em ré menor, op. 120” será apresentada pela Orquestra na sequência. A peça que o alemão Robert Schumann dedicou à esposa Clara explora uma ampla gama de emoções em seus quatro movimentos. Inicialmente foi chamada de “Sinfonia Religiosa” e passou por várias alterações antes de sua estreia, em 1853, em Düsseldorf, na Alemanha.

O SOLISTA – Esta é a terceira vez em que Lucas Thomazinho atua como solista da OSP. Ele já se apresentou na cidade sob a regência do maestro convidado Gabriel Rhein-Schirato, em 2009, e retornou em março de 2022, regido pelo próprio maestro Jamil Maluf.

Filho de pianistas, Thomazinho nasceu em 1995 e passou a dedicar-se ao instrumento aos 9 anos. Venceu mais de uma dezena de concursos nacionais e internacionais, em países como Portugal, Estados Unidos e Alemanha.

Entre as orquestras em que atuou como solista estão a RTVE Symphony Orchestra (em Madrid, Espanha), as filarmônicas de Minas Gerais e do Amazonas e as sinfônicas do Estado de São Paulo (Osesp), da Bahia (Osba) e de Porto Alegre (Ospa). É bacharel em piano pela USP (Universidade de São Paulo), onde estudou sob orientação de Eduardo Monteiro, e é mestre em Performance Arts pelo New England Conservatory, em Boston, nos Estados Unidos.

INGRESSOS – Os ingressos gratuitos devem ser retirados a partir das 10h de sexta-feira (24), no site megabilheteria.com (até dois por CPF cadastrado). Além disso, no dia do espetáculo, serão disponibilizados 50 ingressos por apresentação, 30 minutos antes de cada sessão, portanto às 15h30 e 18h30, na própria bilheteria do Teatro do Engenho.

A OSP solicita a doação de um quilo de alimento não-perecível, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Nas duas sessões estão asseguradas a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Haverá ainda a presença de intérprete de Libras.

 

SERVIÇO – Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Amanhã (25), às 16h e 19h, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (av. Dr. Maurice Allain, 454, Engenho Central). Entrada gratuita. Mais informações: Facebook, Instagram @sinfonicapiracicaba ou no osp.art.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima