“Napoleão” – Filme narra ascensão e queda do imperador francês

Filme com Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby narra a ascensão e queda de Napoleão e seu relacionamento instável com sua esposa Josephine
O diretor Ridley Scott conversa com o ator Joaquin Phoenix durante as filmagens do épico Napoleão, sobre o icônico imperador francês

   O épico histórico “Napoleão”, do lendário diretor britânico Ridley Scott, chega hoje aos cinemas. Baseado na história real do imperador francês Napoleão Bonaparte, o filme retrata principalmente sua ascensão ao poder, bem como seu relacionamento instável com a Imperatriz Josephine. Um filme grandioso protagonizado por Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby.

   “NAPOLEÃO” (Napoleon, no original) é o mais novo épico histórico do  lendário diretor britânico Ridley Scott, que detalha a ascensão e queda do controverso imperador francÊs, Napoleão Bonaparte (1769-1821, que ganhou destaque mundial durante a Revolução Francesa. . Com roteiro escrito por David Scarpa, o filme oferece uma visão pessoal das origens de Napoleão e de sua ascensão rápida e implacável ao império, vista através do prisma de seu relacionamento com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine, mostrando suas táticas militares e política durante o período de ascensão. Napoleão e Josephine são retratados no filme por Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby, respectivamente.

   SINOPSE — Com 2 horas e 38 minutos de duração, esta grandiosa produção do diretor Ridley Scott é um olhar original e pessoal sobre as origens de Napoleão Bonaparte e sua rápida e implacável ascensão a imperador, visto através  do prisma  de seu relacionamento visceral e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine. Era no calor da batalha que a mente talentosa de Napoleão como estrategista militar brilhava mais e ao mesmo tempo ele travava uma outra guerra:  uma cruzada romântica com sua esposa adúltera. Vindo do nada, como um oficial de artilharia do exército francês,  o filme retrata sua jornada, até ser derrotado e exilado na ilha de Santa Helena. Conquistando o mundo para tentar conquistar o amor dela, suas táticas lhe renderam  uma forte reputação  e foi preciso  sete coalizões  de potências diferentes para derrotá-lo. No entanto,  quando não consegue conquistar seu amor, ele tenta destruí-la  — e destrói a si mesmo no processo. 

   GRANDES SEQUÊNCIAS —  O diretor Ridley Scott, no alto dos seus mais de 80 anos, “continua sendo um mestre em seu ofício quando se trata de executar cenas de batalhas épicas” — definiu um crítico norte-americano.. O filme, que teve sua estreia mundial  na Salle Pleyel, em Paris, no último dia 14, foi bem recebido pela crítica especializada. Como era de se esperar, sobraram elogios para algumas das  sequências de batalha mais dinâmicas já filmadas, além de um cenário deslumbrante de produção cinematográfica de grande escala. E não faltaram elogios também às performances dos dois protagonistas, principalmente ao ator Joaquin Phoenix como Napoleão. 

   AS FILMAGENS —   Realizadas no ano passado, as filmagens foram feitas em várias locações inglesas, como no Old Royal Naval College e na monumental Catedral de Lincoln (que substituiu a Catedral de Notre Dames,  de Paris). Também foi filmado em Malta, no Forte Ricasoli, que foi transformado no local do cerco de Toulon em 1793, onde Napoleão obteve sua primeira vitória.

   MAIS BATALHAS —  O filme traz seis grandes sequências de batalha, ao contrário do épico ítalo-russo de 1970 “Waterloo”!, outro grande  filme sobre Napoleão, que se concentrava em uma única batalha, a batalha de Waterloo, que marcou o fim das Guerras Napoleônicas.

      RIDLEY SCOTT — Este incansável diretor britânico que irá completar 86 anos no próximo dia 30,  é conhecido por realizar grandes produções de ficção científica, suspense e épico.  Ganhou o reconhecimento da crítica e do público com  dois de seus primeiros filmes como diretor: o clássico de terror e ficção científica “Alien, O Oitavo Passageiro” (1979) e o clássico distópico “Blade Runner, o Caçador de Andróides” (1982) —  que Scott chama de seu “filme mais completo e pessoal”. Em 2000 ele conquistou 5 Oscar com seu épico “Gladiador”, que terá uma sequência sob sua direção  com previsão de chegar aos cinemas em novembro de 2024.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima