TOC (III) – Obsessões e Compulsões mais comuns – 1

As obsessões e compulsões mais comuns referem-se à sujeira, contaminação, lavagens excessivas. Objetos e lugares considerados sujos são evitados. Expressam-se em:

  1. a) lavar as mãos inúmeras vezes, ou imediatamente ao chegar da rua;
  2. b) lavar imediatamente as roupas usadas fora de casa;
  3. c) trocar excessivamente de roupa;
  4. d) banhos demorados esfregando muito o sabonete;
  5. e) uso de álcool para limpar as mãos ou o corpo;
  6. f) lavagem de caixas, garrafas, potes, etc., antes de guardá-los na geladeira;
  7. g) limpeza de talheres de restaurantes com guardanapo;
  8. h) uso de xampu, sabão, desinfetante, etc. de forma excessiva.

Os pacientes com tais obsessões e compulsões adotam um comportamento de evitação que apesar do alívio que promovem tornam a rotina da pessoa cheia de restrições que se estendem aos membros da família e os conflitos são inevitáveis. Evitações mais frequentes:

  1. a) Não tocar em trincos, portas, corrimãos de escada, tampas de vasos, descargas, torneiras de banheiro, etc. Ou usar lenço ou papel para tocá-los;
  2. b) Isolar ou impedir o acesso de familiares a compartimentos quando estes chegam da rua, obrigá-los a tirar os sapatos, trocar roupas, e coisas do gênero;
  3. c) Restringir o uso do sofá (cobrindo-o com lençol ou impedindo sentar com a roupa da rua ou pijama);

A evitação é voltada à obsessão pela limpeza, limitando sua vida e a dos familiares.

Fonte: https://www.ufrgs.br/

Mercúrio é um mundo sem ar, sujeito a temperaturas extremas, que variam de – 18ºC à noite a 480ºC no meio de seu longo dia.

 Apaixonei-me por um rapaz e por anos ele foi meu carma. Namorei um amigo dele durante um ano e sete meses, mas descobri que ele me afastou daquele que eu era apaixonada e sofri demais.

Já estou sozinha há quase dois anos sem conseguir gostar de ninguém, sem vontade de sair. Estou sem vontade de me arrumar. Tenho medo que meus pais morram, minha irmã se mude de cidade, enfim tenho medo de ficar sozinha. O que eu poderia fazer? Sinto-me muito deprimida.

Rosy

Não sei que idade tem e nem que idade tinha quando começou seu ‘carma’ com essa paixão, mas o fato é que ainda não o esqueceu. Viveu um namoro sufocando seus sentimentos e com isso negou uma verdade, dificultando atravessá-la.

A descoberta não é algo fácil mesmo, mas deprimir-se revela o quanto ele lhe representa. Mais do que isso, uma incapacidade de superar os problemas que a vida lhe apresenta.

Um dos sinais do deprimido é o sentimento de insegurança; fantasias de morte de pessoas significativas não são raras. Em seu caso específico, sua experiência a levou a uma conclusão distorcida da realidade, fazendo-a crer numa suposta incapacidade de superação do problema que lhe colocou em depressão e isolamento. Esses sentimentos criaram tais fantasias de perda, seja pela morte, seja por distância.

A solução se encontra dentro de você mesma. Mas é preciso querer encontrá-la. Mesmo que fazendo algum esforço inicial é necessário sair do casulo diversificando as atividades com exercícios físicos, baladas, e muito trabalho.

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima