‘Sujeito a Guincho’ – Quinteto de Clarinetes se apresenta amanhã (17), na Società Italianka

A Academia Jovens Músicos e o Ministério da Cultura trazem para Piracicaba o concerto do Quinteto de Clarinetes “Sujeito a Guincho”, dentro da programação da Série de Música de Câmara. A apresentação gratuita será na sexta-feira, 17 de novembro, às 20 horas, na Società Italiana em Piracicaba.

A apresentação é uma realização da Academia Jovens Músicos e Ministério da Cultura, com patrocínio Diamante da CPFL Energia e Delphi Technologies; Platinum da Case IH, marcas da CNH Industrial e John Deere; Ouro da Caterpillar e Romi S.A.; Prata da Stoller Brasil e Painco; Bronze da Hyundai Motor Brasil e Coplacana e apoio da Candura, Bom Peixe, Instituto CPFL e Banco CNH Industrial com produção cultural da 3marias Produtora.

O Quinteto Sujeito a Guincho é formado pelos músicos Daniel Oliveira, clarinetista da Orquestra do Theatro São Pedro em São Paulo; Luca Raele, arranjador, compositor, ex-clarinetista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, da Orquestra Jazz Sinfônica e do Grupo Nouvelle Cuisine; Nivaldo Orsi, claronista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e professor do Projeto Unibanda da Unicamp; Sérgio Burgani, primeiro clarinetista na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e professor do Departamento do Instituto de Artes da Unesp e Edmilson Nery, professor de Clarinete e Música de Câmara na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) e no Instituto Baccarelli.

Para o coordenador da Academia Jovens Músicos, maestro Anderson de Oliveira, o quinteto vai fazer uma grande e surpreendente apresentação instrumental para a cidade. “Será uma experiência musical envolvente e que vai conquistar os espectadores. Os músicos que formam o quinteto são profissionais da música altamente experientes e respeitados e que, prepararam um verdadeiro espetáculo para o público de Piracicaba e da nossa região.”

TRAJETÓRIA – Com 32 anos de carreira, o Quinteto “Sujeito a Guincho” tem uma extensa trajetória de apresentações e reconhecimentos desde sua formação. Eles já se apresentaram em locais como o Teatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, Teatro Alfa, entre outros. Na década de 1990, o grupo foi indicado para o Prêmio Sharp e seu CD foi premiado como Melhor Grupo Instrumental; participaram do Clarinet Fest97 nos Estados Unidos;  lançaram o segundo CD, “Die Klarinetmaschine”.

Nos anos 2000, o quinteto apresentou-se no Clarinet Fest em New Orleans; e no Brasil com artistas de renome como a cantora Mônica Salmaso e como solistas na Orquestra Experimental de Repertório no Teatro Municipal de São Paulo durante as comemorações dos 450 anos da cidade, e no exterior mostraram seus talentos Conservatório de Tchaikovsky em Moscou.

Mais recentemente, em 2020, participaram do Colóquio Literário de Berlim em uma apresentação online de arranjos com Mônica Salmaso.

 

SERVIÇO – Os ingressos gratuitos são limitados e já estão disponíveis no www.academiajovensmusicos.org.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima