Multivacinação – Campanha é prorrogada em todas unidades

Até o momento, 37.372 doses foram aplicadas na cidade

Objetivo é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças preveníveis pela vacinação

 

A campanha de multivacinação continua em todas as unidades de saúde do município até o próximo dia 1/12. A nova prorrogação foi anunciada na noite quarta-feira (15), pelo Governo do Estado de São Paulo, e a Prefeitura de Piracicaba vai seguir as recomendações. Até o momento, 37.372 doses foram aplicadas na cidade. Desta forma, os imunizantes seguem disponíveis, nos dias úteis, em todas as unidades de saúde (UBS/Crab/USF), exceto Crab Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8 às 15h, no Crab, UBS, USF Campestre, USF Artemis, USF Anhumas, USF Ibitiruna e USF Santana, e das 8 às 16h nas demais USFs.

O objetivo da ação é a atualização da caderneta de vacinas das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Desta forma, a orientação é que esse grupo vá até uma unidade de saúde para avaliação da caderneta e, se necessário, receba a dose faltante da vacina.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 2/10 a 14/11, foram recepcionados 40.972 crianças e adolescentes menores de 15 anos, onde 18.262 foram imunizados com uma ou mais doses de vacina em atraso. Desta forma, 3.721 crianças com menos de 1 ano compareceram a uma unidade de saúde e 3.010 foram vacinadas. Na faixa etária de 1 a 4 anos, 9.414 crianças compareceram e 3.983 foram vacinadas. De 5 a 8 anos, 10.902 crianças compareceram e 2.971 foram vacinadas. De 9 a menores de 15 anos, 16.935 compareceram e 8.298 foram vacinadas.

Nesta campanha são oferecidos imunizantes para Poliomielite, Meningocóccica C Conjugada, meningo ACWY, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola), febre amarela, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), Hepatite A, BGC (tuberculose), entre outras a depender da faixa etária. O objetivo da ação é elevar as coberturas vacinais para reduzir o risco de (re)introdução e/ou disseminação de doenças preveníveis pela vacinação.

De acordo com Cibele Melo dos Reis, responsável pelo setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica, o comparecimento das crianças e adolescentes para atualização da carteira de vacinação está muito positivo. “A imunização nestes 45 dias de campanha foi superpositiva. Até o momento, aplicamos mais de 37 mil doses para a faixa etária menor de 15 anos. Isso mostra que a população está se conscientizando sobre a importância da vacinação”, apontou a enfermeira.

ESTADO – De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, até dia 13/11, na campanha, 856.748 crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos receberam ao menos uma dose das vacinas ofertadas, o que representa adesão de 60% do público-alvo. A iniciativa também já verificou a carteira de vacinação de quase 1 milhão e meio de menores de 15 anos de idade em todos os 645 municípios paulistas.

TIRA-DÚVIDAS – O site Vacina 100 Dúvidas, do Governo de São Paulo, reúne as 100 dúvidas mais frequentes sobre as vacinas nos buscadores da internet. Este é um espaço com informações claras para desmistificar notícias falsas (fakenews) com relação à imunização, garantindo assim a proteção de toda a população. O site é: www.vacina100duvidas.sp.gov.br/.

 

Queda de energia: por precaução, 7 unidades suspendem vacinação

 

A chuva intensa que atingiu parte da cidade de Piracicaba na noite de quarta-feira (15) causou a queda de energia em regiões onde se localizam sete unidades de saúde e, por precaução, a Secretaria Municipal de Saúde optou pela suspensão temporária das salas de vacinação. Desta forma, as equipes do setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica recolheram os imunizantes ontem (16) e enviam para análise no Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual. A reposição também começa a ser feita hoje (17) e a normalização do atendimento em todas as salas de vacinação está prevista para terça-feira, 21.

Segundo o Departamento de Atenção Básica (DAB), estão com atendimento suspenso temporariamente na sala de vacinação as Unidades de Saúde da Família (USF) Santana, Tatuapé 2, IAA 1 e 2, e Boa Esperança 1 e 2, além da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Sônia. Os demais atendimentos não foram prejudicados.

“A reposição dos imunizantes já está sendo providenciada e o funcionamento normalizado das salas de vacinação está previsto para o pós-feriado. Cabe ressaltar que, neste período – caso precisem – os usuários destas unidades podem ser vacinados em qualquer uma das outras unidades que estão com o funcionamento normal das salas de vacinação”, informa a coordenação do DAB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima