ArcelorMittal, 35 anos – Milhares de pessoas atendidas em Piracicaba pela Fundação|

  

Entidade coordena ações do Grupo ArcelorMittal em iniciativas nas áreas de Educação, Cultura e Esportes que contribuem para transformar a vida de crianças e jovens

 

“Transformar a vida das pessoas de forma coletiva, participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e formação de cidadãos, para construirmos um mundo melhor.” Esse é o propósito da Fundação ArcelorMittal, que completa 35 anos de atividades em 2023. Núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal no Brasil, a instituição já alcançou mais de 11 milhões de pessoas em todo o país com suas iniciativas desde a sua criação, em 1998.
Com investimentos próprios e recursos incentivados, e em parceria com instituições públicas e privadas, a Fundação ArcelorMittal realiza ações diretas em mais de 60 cidades brasileiras nas quais a o grupo tem atividades produtivas e comerciais. Em Piracicaba (SP), onde a ArcelorMittal tem uma unidade de produção de vergalhão, a Fundação ArcelorMittal promove, dentre outras iniciativas, o Diversão em Cena, que leva diversão, cultura e entretenimento para milhares de crianças e famílias, o projeto Judô Gulô, Mentes Brilhantes com atividade de xadrez nas escolas e a Liga STEAM, que propõe uma série de ações formativas na temática STEAM (sigla inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) para alunos e educadores.
“Queremos contribuir para a sociedade por meio da geração de oportunidades para crianças e jovens piracicabanos, para que eles possam desenvolver todo o seu potencial”, explica Luis Augusto de Arruda Penteado, diretor da unidade da ArcelorMittal de Piracicaba. “As atividades que realizamos têm o objetivo de promover vidas”, sintetiza ele.
Para alcançar seus objetivos, a Fundação ArcelorMittal atua com foco em três eixos principais. “Educação, difundindo conhecimento e inovação junto a professores e alunos; cultura, promovendo o acesso às atividades culturais junto a essas comunidades; e esporte, para lapidar talentos e desenvolver as habilidades sociais dos jovens envolvidos nessas atividades”, enumera Penteado.
No total, 52 cidades brasileiras já foram beneficiadas com projetos variados nos três eixos de atuação. Somente no primeiro semestre de 2023, a Fundação ArcelorMittal já investiu cerca de R$ 16 milhões nessas atividades.

 

Atuação da Fundação Arcelor Mittal

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal investe na formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. No centro de todas as ações que realiza nessa área, está o Diversão em Cena, o maior programa de formação de público para teatro infantil do país. Presente em diversas cidades em todas as regiões do país, apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas. Ainda no âmbito cultural, a Fundação ArcelorMittal também trabalha com o fomento da produção e da cadeia cultural por meio do programa Forma e Transforma e têm firmadas parcerias e patrocínios com o Palácio das Artes, Grupo Corpo, Orquestra Filarmônica e Museu do Amanhã.
NO ESPORTE – Atuação da Fundação Arcelor Mittal no esporte

Atualmente, a ArcelorMittal está entre as cinco incentivadoras do Brasil por meio das Leis de Incentivo. A Fundação ArcelorMittal acredita que o esporte gera oportunidades que transformam a vida de crianças e jovens, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor.
NA EDUCAÇÃO — Buscando uma proposta de aprendizado cada vez mais plural, multidisciplinar e colaborativa, a Fundação ArcelorMittal definiu a estratégia STEAM, que une a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, como base para os seus projetos na área da educação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima