Democracia

Fábio Sigmar Bortoletto

O triunfo da Democracia no século XX frente às demais formas de governo, enquanto, antes da Segunda Guerra Mundial e da derrocada dos regimes comunistas e outras formas de governo, produziu um momento histórico, relegando as demais formas de governo, a serem superadas.

No entanto, isso não significa que a democracia não tenha seus próprios problemas.

A falta de interesse dos cidadãos na participação política, não propriamente peculiar à Democracia, favorecem a eclosão de esquemas de corrupção.

O pagamento de vantagens indevidas constitui perfume de vícios e virtudes podendo-se prever quem serão os decaídos. A prática do suborno passa a ser vista como “regra do jogo”.

Os governantes passam a visualizar seus próprios interesses em detrimento do bem comum, enriquecendo-se e perpetuando-se no poder.

Trata-se de uma conduta que devemos combater e vencermos.   A corrupção é a degeneração da democracia onde os custos são enormes.

Nos contratos públicos, pagamento de propinas são colocadas em contrato, onerando o orçamento e os contribuintes.

A eficiência da Administração Pública é afetada pois o pagamento de propinas afetam os custos governamentais.

A investigação italiana denominada Operação Mãos Limpas mostrou, ao mundo, o esquema de corrupção do poder público em licitações.

A Operação Mãos Limpas (em italiano: Mani pulite), foi uma operação judicial de grande envergadura realizada na Itália.

O fenômeno da corrupção está presente em nosso cotidiano, nas relações sociais mais elementares. Lamentavelmente, a corrupção faz parte da cultura das nações.

O conceito de corrupção é amplo, podendo ter 2 significados principais: 1 – práticas imorais e ilícitas entre particulares; 2 – práticas ilícitas relacionadas ao poder público. Etimologicamente, corrupção vem do latim corruptus, que significa “quebrado em pedaços”. Já o verbo corromper significa “tornar pútrido”, o mesmo que dizer “tornar podre”.

Cinco dos maiores casos de corrupção do Brasil são:

  • Mensalão tucano;
  • Jorgina de Freitas;
  • Banco Marka;
  • Juiz Lalau e o TRT-SP;
  • Lava Jato.

A corrupção é um fenômeno social que tem corroído severamente o patrimônio público do Estado brasileiro e prejudicado significativamente a efetividade e a eficiência das políticas públicas em nosso País.

A herança histórica deixada pela colonização em nosso país pela colonização portuguesa propiciou a ocorrência da corrupção em nosso país com o denominado “jeitinho brasileiro”.

Com efeito, o indivíduo — fonte de discernimento, de necessidade e de ação em uma sociedade — deve ser o foco de todos processos educativos cujo propósito é o aprimoramento da ética social e da cidadania do povo brasileiro

Enfim, é de extrema importância robustecer em nossa sociedade valores nobres como a honestidade, a igualdade, o respeito, a democracia, o compromisso com o bem comum, a solidariedade, a participação social, o valor do trabalho e do estudo, a importância do desenvolvimento nacional, o equilíbrio necessário entre interesses individuais e coletivos, assim como a supremacia do interesse público e o zelo pelo patrimônio público

_____

Fábio Sigmar Bortoletto, advogado

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima