Vídeo traz curiosidades e depoimentos que marcaram os 40 anos da histórica vitória sobre o Bandeirante de Birigui; acesso é do ano de 1983
A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) sedia no próximo dia 14, às 19 horas, véspera da celebração de 110 anos do Esporte Clube XV de Novembro, o lançamento do documentário sobre os 40 anos da conquista do Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 1983 do alvinegro piracicabano.
Com realização da Acipi e produção da Solucione Imagens, o audiovisual “XV 1983: o eterno acesso” relata os principais fatos da histórica vitória sobre o Bandeirante de Birigui.
O presidente da Acipi, Marcelo Cançado, destaca que a Acipi receberá o lançamento e também é uma das realizadoras por entender a importância do XV para Piracicaba. “O esporte e, em especial, o futebol tem espaço reservado no coração do brasileiro e o XV é paixão entre os piracicabanos, além de ser símbolo e levar o nome da cidade Brasil afora. Os torcedores merecem esse presente”, afirma.
Com direção do jornalista e produtor Adriano Perina, que desde o ano passado trabalha o tema, o vídeo será exibido no auditório da Acipi. “O XV possui cinco títulos da segunda divisão, inclusive um recente em 2011. Mas todos se lembram das histórias, fatos e folclores do jogo do título de 30 de novembro de 1983, quando o Barão de Serra Negra recebeu o seu maior público de toda a história. O documentário será um registro cinematográfico documental que terá como personagens principais ex-jogadores e torcedores que viveram aquele momento”, explica Perina.
O time piracicabano foi campeão e conquistou o acesso à primeira divisão do futebol paulista com uma rodada de antecedência ao vencer o Bandeirante por 3 a 2, em casa. As gravações ocorreram com os principais personagens daquele jogo, entre eles os ex-jogadores do XV: Pizzelli, goleiro; o capitão, Vadinho; e o artilheiro do campeonato e o mais novo do elenco na época, Pianelli.
Segundo o diretor de edição da Solucione Imagens, Felipe Perim, são muitas as histórias daquele jogo, que na verdade foi a última rodada de um quadrangular final. “Um dos fatos que identificamos com os ex-jogadores é que o elenco era muito unido e que o técnico Galdino Machado fazia a diferença. E claro, a invasão de campo com o frango não pode faltar”, ressalta.
A participação no evento de lançamento do documentário é gratuita e aberta ao público. Por conta das vagas limitadas, é necessária inscrição antecipada pelo e-mail: [email protected]