Semana Mundial do Diabetes destaca a relação do estresse para o controle da doença

A psicóloga Patrícia Maury fala sobre como potencializar a produção de hormônios relacionados ao prazer e bem-estar para o controle da doença

A psicóloga do Saúde Inteligente, do plano Santa Casa Saúde Piracicaba, Patrícia Maury, é uma das participantes da Semana Mundial do Diabetes, que prossegue até o dia 11 de novembro. Durante vídeo educativo exibido nas redes sociais do Plano nesta quinta-feira, 09, ela vai abordar a relação entre o estresse e o controle do diabetes e mostrar de que maneira o estresse pode impactar diretamente nos níveis de glicose no sangue, independente de uma alimentação adequada. 

“O estresse não apenas afeta os níveis de glicose, mas também interfere no sono, outro aspecto crucial para a saúde. Essa conjunção de fatores pode levar a um descontrole no quadro do diabetes”, explica Patrícia ao falar sobre estratégias importantes no manejo das emoções e, por consequência, no controle do diabetes. 

“Há diversos caminhos para auxiliar no controle do estresse. Práticas como meditação, exercícios de relaxamento e técnicas de respiração são aliados eficazes”, explica. Segundo ela, a simples atenção à respiração, com foco no ar que entra e sai, é uma técnica simples, acessível e benéfica. 

Estudos também indicam que o contato com a natureza pode potencializar a produção de hormônios relacionados ao prazer e bem-estar, sendo uma opção para melhorar a saúde emocional. “Incorporar a natureza na rotina e a prática regular de exercícios físicos, se não houver contraindicação médica, são situações que podem beneficiar a saúde e, por consequência, o controle do diabete”, ressalta. 

A psicóloga enfatiza, porém, que se as emoções permanecerem intensas e persistentes, interferindo na rotina diária, mesmo com a aplicação dessas orientações, é fundamental buscar ajuda profissional. “Nesse contexto, o suporte de um psicólogo pode ser essencial na busca pelo equilíbrio emocional e controle do tratamento do diabetes”. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima