Lucas do Liceu
O mês de novembro foi o escolhido para celebrar o “Novembro Azul”, movimento internacional, conhecido em todo o mundo. A iniciativa foi adotada por vários países, inclusive o Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata.
Seu objetivo principal é mudar os hábitos e atitudes do público masculino em relação a sua saúde e seu corpo, incentivando assim, o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata. Já o dia 17 de novembro é celebrado como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Conforme indica a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de próstata corresponde a 13,5% de todos os cânceres no mundo.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que o câncer de próstata, tipo mais comum de câncer entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Em média, morre um homem a cada 38 minutos devido a este tipo de câncer, segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Dentre os fatores de risco estão: a idade, o histórico familiar, a raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer, a obesidade e algumas alterações genéticas.
A próstata pode sofrer um aumento benigno à medida que o homem envelhece. Esse aumento é observado em quase todos os homens com mais de 70 anos e pode causar uma obstrução na uretra, impedindo a passagem adequada de urina.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização voltada para a saúde masculina, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Fique em dia com a rotina de cuidados todos os meses do ano, a prevenção começa com um simples exame.
Lucas do Liceu, vereador em Itaquaquecetuba, gestor educacional e CEO do Grupo Educacional Liceu.