Trabalhadores de olho nas eleições de 2024

Luiz Carlos Motta

 

Outubro já está consagrado, no calendário nacional dos trabalhadores, como um mês especial, dedicado à maior categoria de trabalhadores urbanos do País, com 12 milhões de profissionais, sendo 2,5 milhões no Estado de São Paulo. Este ano, contamos com atividades que envolveram lazer, reflexões sobre ameaças, avanços da categoria e demonstração de fé.

Durante o tradicional evento, realizado no Complexo Eco, em Avaré, com a presença de aproximadamente três mil trabalhadores e trabalhadoras, tive a oportunidade de conversar com muitas pessoas que reconheceram a importância da sindicalização. Lá estiveram, também, presidentes e diretores dos 72 sindicatos filiados à Fecomerciários, além de representantes de 116 subsedes localizadas em cidades estratégicas no Estado de São Paulo.

Todos reiteraram o importante papel dos sindicatos na vida dos trabalhadores, negociando salários, avançando em conquistas sociais e oferecendo uma série de serviços e convênios. Além disso, a relevância dos Centros de Laser em Avaré e na Praia Grande, considerados os maiores e melhor estruturados do País e do Centro de Estudos Jurídicos, em Campinas.

As celebrações contaram com shows, reuniões temáticas e sorteios de prêmios, como uma moto zero quilômetro e dez prêmios de R$ 1 mil cada. O tema central este ano foi “toda conquista e inovação precisa de trabalho”. Ao final do evento, foram votadas e aprovadas 8 deliberações, que serão divulgadas e praticadas em todo o Estado:

 

DELIBERAÇÕES

 

1-     Atuar fortemente no Estado pelo fortalecimento constante das negociações coletivas;

2-     Comerciários e Práticos de Farmácia devem receber salários dignos e ter seus direitos preservados;

3-     Fim de toda e qualquer forma de desrespeito às mulheres. As trabalhadoras precisam ser respeitadas;

4-     Ampliar os cursos de qualificação profissional;

5-     Sincomerciários e Sinprafarmas devem ampliar cada vez mais os serviços e os benefícios prestados aos trabalhadores sindicalizados;

6-     Trabalhadores devem ter participação decisiva nas eleições municipais de 2024 e exercerem o voto consciente;

7-     Cada comerciário e cada prático e farmácia deve atuar em seus locais de trabalho como multiplicadores dessas deliberações e;

8-     Contribuir para o êxito do Projeto Fênix com visitas a obter conquistas e atingir a tão necessária inovação dos sindicatos, cujos maiores beneficiados são os comerciários e os práticos de farmácia.

 

ELEIÇÕES

Em relação à participação dos trabalhadores nas eleições municipais do ano que vem, estimulei as lideranças a participarem deste processo democrático, candidatando-se para as vagas de vereador e prefeito ou no apoio de candidatos que se identificam com as nossas lutas. Precisamos ter o maior número possível de representantes no executivo e nas bancadas trabalhistas em todos os parlamentos.

Os trabalhadores precisam se mobilizar e ficar atentos aos constantes ataques que ameaçam as conquistas obtidas com muito suor, enfrentamento e trabalho. As eleições de 2024 representam mais uma chance para mudar este cenário, na escolha dos que realmente trabalharão para o bem coletivo e não para o bem próprio.

 

ROMARIA

O mês de comemorações terminou com a tradicional Romaria dos comerciários ao Santuário de Aparecida, no Vale do Paraíba. No dia 30, aproximadamente 700 associados vindos de um grande número de cidades, participaram da VI etapa do evento religioso. Foram momentos inesquecíveis. Aparecida e Avaré marcam as nossas vidas, pela fé e pela reafirmação das reivindicações comerciárias!!!

_____

Luiz Carlos Motta, deputado federal (PL/SP), presidente da Fecomerciários e da CNTC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima