Piracicaba – Prefeitura abre licitação para desassorear trecho do rio

Desassoreamento de trecho do rio Piracicaba deve prevenir alagamentos

 

 

Intuito é destravar pontos críticos do manancial que corta a cidade para prevenir alagamentos

 

 

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria), abriu licitação para serviço de desassoreamento do rio Piracicaba no trecho entre a Ponte do Mirante (onde o córrego Itapeva deságua) e o ribeirão do Enxofre (avenida Jaime Pereira, no semáforo da entrada para o supermercado Carrefour). A modalidade desta licitação para prestação de serviços de desobstrução, correção de saída de córregos e limpeza de margens do rio Piracicaba, dentro da área urbana do município, é concorrência.

Interessados em participar podem consultar o edital completo no site da Prefeitura (piracicaba.sp.gov.br). O número da concorrência é o 51/2023. Propostas devem ser enviadas até as 9h do dia 7/12, na Divisão de Compras da Prefeitura, situada no sétimo andar do Centro Cívico. A abertura dos envelopes com as propostas está agendada para a mesma data, às 9h30, na Sala de Licitações da Prefeitura, no 1º andar. O aviso de abertura de licitação foi publicado hoje, segunda-feira, 6/11, no Diário Oficial do Município. A Prefeitura está situada na rua Antônio Correa Barbosa, nº 2233.

Conforme o memorial descritivo do Edital, entre os serviços que a empresa vencedora da licitação deverá executar estão: remoção, movimentação, carga e descarga e transporte de sedimentos; desobstrução, proteção e direcionamento das descargas do córrego Itapeva e do ribeirão do Enxofre, no rio Piracicaba; desobstrução e remoção das ilhas criadas por sedimentos e detritos carregados dentro do rio Piracicaba, incluindo a remoção de entulho de obras abaixo das pontes localizadas desde a 50m a jusante (sentido da correnteza, da nascente para a foz) da descarga do córrego Enxofre no rio Piracicaba; remoção da vegetação dentro das ilhas criadas pelo acumulo de sedimentos e detritos e nas margens do rio; remoção e trituração das leucenas nas margens do rio; replantio de espécies nativas nas áreas de retirada das leucenas, e relocação de pedras no leito do rio Piracicaba em pontos previamente definidos, impedindo a nova formação de acúmulo de material.

Ainda segundo o memorial, para minimizar a formação de processos erosivos, deverá ser construído sistema de contenção por gabiões (estrutura drenante e de grande durabilidade e resistência), de forma a conciliar a estabilidade geotécnica necessária à harmonização da presente intervenção. O prazo de vigência da contratação é de 12 meses, a partir da assinatura da Ordem de Serviço.

“O intuito é destravar pontos críticos do manancial que corta a cidade para prevenir alagamentos. O foco principal é na entrada do Itapeva e do ribeirão do Enxofre, como forma de evitar o refluxo que acaba por comprometer o rio Piracicaba”, explicou o prefeito Luciano Almeida.

Dúvidas técnicas sobre a licitação podem ser esclarecidas com a Semozel, pelo telefone (19) 3403-1205 ou e-mails [email protected] e [email protected].

CONCLUÍDO – No ano passado, a Prefeitura de Piracicaba realizou obra de desassoreamento do ribeirão Piracicamirim, finalizada em junho de 2022, para evitar o transbordamento do manancial. Os serviços consistiram no desassoreamento e abertura da calha do ribeirão em três pontos, com o objetivo de ampliar o leito e impedir a invasão das águas a ruas e residências dos bairros por onde ele passa. O problema com as enchentes era antigo e sua resolução era uma reivindicação da população há anos, realizada por meio de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado pelo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), via programa Rios Vivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima