TOC (I) – Sintomas e Obsessões

O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) está incluído pelo DSM IV (manual psiquiátrico americano) como um transtorno de ansiedade. As alterações mais frequentes no comportamento são rituais ou compulsões, repetições, evitações. No pensamento aparecem dúvidas e preocupações excessivas, e nas emoções o medo, desconforto, aflição, culpa, depressão. A principal característica são ideias obsessivas, imagens ou impulsos que, acompanhados de ansiedade ou desconforto dominam a mente. Os comportamentos ou rituais repetitivos buscam reduzir a aflição decorrente.

Dentre as mais comuns está a preocupação excessiva com limpeza. Porém lavar repetida e seguidamente as mãos é da compulsão. Da mesma forma, após a dúvida (obsessão) seguem-se verificações (compulsão).

As obsessões caracterizam-se por invadir a mente de forma repetitiva e persistente, causando desconfortos.

As ideias mais comuns são com:

  • Sujeira, germes ou contaminação;
  • Simetria, exatidão, ordem, sequência ou alinhamento;
  • Doenças ou com o corpo;
  • Ferir, insultar ou agredir outras pessoas;
  • Armazenar, poupar, guardar coisas inúteis;
  • Religião (pecado, culpa, etc.);
  • Números especiais, cores de roupa, data/hora (causam desgraças)
  • Palavras, nomes, cenas ou músicas.
  • Ideias indesejáveis e impróprias, relacionados a sexo;

 

O filme “Melhor É Impossível” (com Jack Nicholson) aborda o tema com maestria.

 

Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/

 

 

O animal que bebe mais água é o camelo Camelus bactrianus: 200 litros de uma só vez.

 

Desde criança sinto desânimo. Já procurei psicólogos e psiquiatras, mas os antidepressivos não resolvem. Sempre que saio do serviço fico muito desanimado sem vontade de nada. Às vezes saio com amigos para não ficar em casa, mas não adianta. Ouvi falar em estimulantes para isso. Estou a dois anos na fila para terapia numa faculdade do ES.

Lucas, 25, segurança.

 

Salta aos olhos esse sentimento lhe acompanhar desde a infância. Há 30 anos a depressão (se for esse o caso) não era tão freqüente como hoje, e em crianças menos ainda. Mas na sociedade globalizada, pós-moderna, ela aparece com muita força e frequência em idades precoces.

Quanto à sua busca por ajuda profissional, sabemos que a depressão é para a medicina uma doença, mas para a psicanálise um sintoma (exceto raros casos como falta de lítio no organismo). Assim sendo trata-se a doença atacando o sintoma com antidepressivos e estimulantes (neurotransmissores químicos).

Claro que eles ajudam, assim como exercícios físicos frequentes, caminhadas, etc., estimulam a produção de determinadas substâncias em seu corpo. Mas ainda resta a pergunta: quais são as reais origens desse desânimo? Como ele foi adquirido? O que o manteve até hoje em você?

Para o psicanalista Jacques Lacan, a depressão é uma covardia moral, uma covardia frente ao desejo tão caro e singular a cada um, muito diferente do que se entende como covardia no senso comum.

 

 

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima