Vias marginais para a SP-304

Celso Gagliardo

 

As cidades vão se ampliando celeremente e a infraestrutura vai gritando. Água, esgoto, energia, acesso, escolas, e sistema viário que suporte o aumento de tráfego.

No quesito Transportes há o inevitável efeito do crescimento urbano sobrecarregar o tráfego interurbano. A rodovia Luiz de Queiros, a SP-304, por exemplo, está se tornado uma verdadeira avenida perigosa, especialmente nalguns horários de pico na região entre Americana e Santa Bárbara d´Oeste.

As pessoas mais maduras se recordam de grupos na avenida Monte Castelo, em Santa Bárbara, esperando a passagem de equipes de futebol que seguiam para jogar contra o XV, em Piracicaba. E também da vez em que o ídolo Roberto Carlos e a esposa Nice foram socorridos pela família do comerciante Isaias Romano pois o veículo deles se quebrara na mesma avenida. Tempos em que a demanda de tráfego sentido Piracicaba não dispunha da rodovia SP-304 contornando as cidades. A estrada veio com pista única, em seguida se apequenou pelo desenvolvimento regional, houve pleito pela sua duplicação, que felizmente hoje se estende até a cidade de São Pedro.

Entretanto, a região é uma das mais desenvolvidas, e cidades progressistas e conurbadas também contribuem para intensificar o tráfego na rodovia Luiz de Queiroz, com motocicletas e veículos leves e comerciais, nos dois sentidos, mesclando usuários urbanos e interurbanos. A resultante é um número elevado de acidentes, colisões, engavetamentos, atropelamentos seguidamente noticiados.

Há que se pensar numa solução de imediato. Como na construção de vias marginais à SP-304. O Departamento de Estradas de Rodagem tem estatísticas e pesquisas de origem e destino, e certamente apoiaria o projeto junto ao Governo. Temos dúvidas se isso será priorizado pelo Estado; talvez a melhor opção seria entregar mais esse trecho da SP-304 à iniciativa privada, por concessão, como já temos na região com as concessionárias Eixo SP, Autoban e Colina. O bônus da arrecadação já existe, nas várias cabines de pedágio instaladas estrategicamente.

Fica o alerta e a sugestão do saboroso pleito para o cardápio de serviços de nossas forças vivas e lideranças políticas. Tudo para evitarmos sofrimentos, prejuízos e principalmente para salvar vidas!

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Celso Luís Gagliardo, profissional de Recursos Humanos –

 

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