Reconhecimento – Esalq é homenageada com moção de aplausos e voto de congratulações

Proposituras de autoria de Láércio Trevisan Jr. reconhecem os 122 anos da entidade de ensino e aplaudem recebimento de Medalha Nacional do Mérito Científico

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), representada pelo seu Vice-Diretor Dr. Marcos Milan, foi homenageada na manhã desta terça-feira (24) com duas honrarias da Câmara Municipal de Piracicaba: um voto de congratulações pelos 122 anos história e fundação de ensino universitário, produção cientifica; e uma moção de aplausos pelo recebimento da Medalha Nacional do Mérito Científico.

De autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL), o requerimento 618/2023, que concede o voto, e a moção de aplausos 123/2023 foram entregues em cerimônia no prédio Central da Esalq.

“A Esalq/USP nasceu em 1901, de um sonho do visionário Luiz Vicente de Souza Queiroz, doador da Fazenda São João da Montanha ao governo do Estado de São Paulo, para criação de uma Escola Agrícola. Até 1934, a Instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de então, passou a integrar a USP (Universidade de São Paulo), como uma de suas unidades fundadoras”, traz o texto do requerimento 618/2023, que ainda lembra que ela “foi a primeira unidade da USP a implantar programas de pós-graduação”.

Já a moção 123/2023 reconhece o protagonismo da Esalq no cenário científico nacional, que “recebeu no dia 12 de julho deste ano, a Medalha Nacional do Mérito Científico. A honraria foi entregue pelo Presidente da República, sendo a ESALQ/USP representada pela sua diretora, professora Dra. Thais Maria Ferreira de Souza Vieira”.

A propositura ainda lembra que “a honraria é aprovada pelo Conselho da Ordem Nacional do Mérito Científico e a entrega da medalha foi realizada em cerimônia realizada durante a Primeira Reunião do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) de 2023” e traz uma série de profissionais da instituição que igualmente receberam, ao longo dos anos, diversas homenagens e reconhecimentos por seus feitos científicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima