No dia 10 de novembro, às 14h, o Plenário Francisco Antonio Coelho da Câmara Municipal de Piracicaba receberá audiência pública para discutir a reforma e remodulação da praça José Bonifácio. A discussão foi solicitada pela vereadora Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A cidade é sua, no requerimento 937/2023, aprovado nesta segunda-feira (23), na 60ª Reunião Ordinária.
A vereadora argumenta que, recentemente, a Prefeitura do Município de Piracicaba apresentou um projeto de reforma e remodulação da praça, denomidado de “Master Plan”, à Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). Durantea reunião ordinária, Silvia Morales justificou que “trata-se da praça da cidade e merece discussão com toda a sociedade. É importante que se abra a discussão e se traga para esta Casa”, disse.
O vereador Josef Borges (Solidariedade), também ao discutir o requerimento, classificou como “uma audiência válida” e completou que o “projeto foi fruto de um estudo minucioso”, segundo ele, fruto de diálogo também com o bispo diocesano de Piracicaba, dom Devair Araújo da Fonseca.
O Pedro Kawai (PSDB) destacou que a praça precisa melhorar, porém, que as melhorias devem ser discutidas pela sociedade. “Meu grande questionamento é a inversão de direção de mão da rua Prudente de Moraes. Vou esperar as justificativas técnicas”, disse.
Segundo Silvia Morales, a imprensa veiculou que o projeto prevê, entre outras reformulações, a modernização e a interligação entre áreas e equipamentos públicos da cidade.
Ela destaca ser importante a realização da audiência para que sejam apresentados todos os estudos preliminares: cronograma previsto para a execução da obra, plantas, pareceres, proposta paisagística e de arborização, como ainda se haverá supressão de árvores. “Amplos setores da sociedade têm o interesse em conhecer e em contribuir para o aprimoramento do projeto, como os conselhos municipais, entidades civis e a população em geral”, diz.
Estão convocados para as discussões os secretários municipais de Obras e Zeladoria, Trânsito e Transporte, Infraestrutura e Meio Ambiente, Habitação e Gestão Territorial e de Governo, além do procurador geral do município.
No requerimento, a vereadora diz que convites devem ser enviados ao prefeito Luciano Almeida e aos representante da Aeap (Associação de Engenharia e Arquitetura de Piracicaba), CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), bem como aos conselhos municipais de Defesa do Patrimônio Cultural (Codepac), de Mobilidade (Comob), de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência (Comdef), de Defesa do Meio Ambiente (Comdena) e da Cidade.