Mais uma vez em parceria com o Sesc Piracicaba, o Afro Black Afrofuturista promove atividades culturais gratuitas nos próximos dias 28 e 29 de outubro. Com profissionais da Angola e Benin, o projeto traz mulheres que ministrarão oficinas que misturam o Brasil e a África.
No dia 28, às 14h, a oficina de dança “Celebro seu corpo” é por conta da dançarina Gabb Cabo Verde, da Angola. Nesta aula, as pessoas presentes vão desenvolver, por intermédio dos conceitos das danças africanas e caribenha, a noção de corporeidade, amplitude, controle, força e potência, com o intuito de aprimorar a consciência corporal, auto estima, sociabilidade e autocuidado.
Já no dia 29, às 14h, Japhette Ozias Ninninla Lantonkpode, de Benin, e Jamila Paulina Kosi Dongo, da Angola, comandam uma oficina de culinária chamada “Alimentar-se africano, o conjunto de costumes que envolvem a alimentação do povo negro”. Neste encontro, os participantes vão explorar as tradições alimentares do povo negro, desde o cultivo até o ato de compartilhar refeições, destacando as conexões entre a culinária afro-brasileira e as raízes históricas africanas.
A participação de ambas as oficinas é gratuita. Os interessados em participar devem comparecer ao Sesc Piracicaba nos dias e horários marcados.
Gabb Cabo Verde: Dançarina profissional, Coreógrafa, Diretora de movimento e Preparadora corporal de Danças Negras, nascida em Angola. Ao longo dos anos participou de grupos de dança e de estudos de danças africanas e caribenhas. Ministra aulas de danças afro urbanas e no seu projeto CELEBRE SEU CORPO criado em 2014, e trabalha coreografando para artistas nacionais e campanhas publicitárias.
Japhette Ozias Ninninla Lantonkpode: Artista, educadora e articuladora cultural do Benin, atualmente radicada em São Paulo. Seu percurso inclui a promoção das artes de matriz africana. Japhette é reconhecida por ministrar oficinas, cursos e palestras relacionadas ao design têxtil, moda e culinária africana, atuando em várias instituições nacionais e internacionais.
Jamila Paulina Kosi Dongo: Natural de Luanda, Angola. Solteira e mãe de duas filhas, ela possui uma formação em Administração e desempenha o papel de Assistente Administrativo. Há sete anos faz parte da CAASCar (Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e região), onde contribui ativamente. Atualmente reside em São Carlos, onde se dedica tanto as suas atividades profissionais quanto ao apoio à comunidade acadêmica local.