Tabaco (XII) – Outros Especialistas (2)

Para a Dra. Silvia Cury Ismael (psicóloga, chefe do serviço de psicologia e coordenadora dos programas de combate ao fumo do Hospital do Coração de SP), “o fumo, juntamente à bebida, é o vício mais difícil de largar. (o fumo) é mais grave porque, ao contrário do álcool, não gera um comportamento social inconveniente, o que reforça sua aceitação.

A psicóloga chefa do ambulatório e membro do programa multiprofissional de tabagismo do Incor do HC de SP, Dra. Glória Heloíse Peres, diz que “ainda que em pequena escala, a nicotina aumenta a concentração, reduz a ansiedade e atua como antidepressivo, o que explica a dependência química dos fumantes em relação ao cigarro.”

E ainda o Dr. Dráuzio Varella: “Em 30 anos de profissão, assisti às mais humilhantes demonstrações do domínio que a nicotina exerce sobre o usuário. O doente tem um infarto do miocárdio, passa três dias na UTI entre a vida e a morte e não para de fumar, (…). Sofre um derrame cerebral, sai pela rua de bengala arrastando a perna paralisada, mas com o cigarro na boca. Na vizinhança do Hospital do Câncer, cansei de ver doentes que perderam a laringe por câncer levantarem a toalhinha que cobre o orifício respiratório aberto no pescoço, aspirarem e soltarem a fumaça por ali”.

Mais que um problema individual o tabagismo é um problema de saúde pública.

Fonte: ig

 

A Terra, Gaia, a humanidade e o Universo são todos parte de uma unidade que compõe o Universo.

 

Meu namorado tem 13 anos a mais, é separado e tem uma filha. No início da relação ele não nos reservava tempo por causa dela, mas ‘parece’ que tem se esforçado. Não sei se quero esse relacionamento. Seria porque nunca namorei alguém separado e com filha, ou estou boicotando a relação? Sabe quando você parece ter certeza que vai acabar? Mas gosto muito dele. Quero namorar, viajar, casar, ter filhos.

Lia, 30.

 

A filha dele está pagando o preço de você não assumir seu desejo. Está bem claro que está em busca de um relacionamento que possa realizar alguns sonhos básicos como mulher de um homem. No começo da relação você sabia das limitações e mesmo assim resolveu enfrentar a parada. No entanto, as coisas não estão saindo como esperava. Ele não é esse homem totalmente livre, tem compromissos de pai e os assume, o que é muito positivo. Visto por esse ângulo é até uma virtude dele se comparado a muitos pais.

Mas nada disso importa a você agora. Fico com uma pergunta: você “gosta” dele como amigo, homem, ou está carente e ele está suprindo-a de afetos? Até uma certeza de que é uma questão de tempo pra acabar você coloca. E a filha que paga o pato?

Você tem de assumir uma posição: Ou o aceita com o kit completo, ou revê seus sentimentos, ou encerra isso. Se a menina continuar nesse lugar, mais uma vez as madrastas terão motivos para serem odiadas. E entre as duas a adulta é você. Ou não?

 

 

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima