IDEIAS — I
O empresário e engenheiro Luiz Antonio Lopes Fagundes, o Fagundinho, foi secretário de Turismo do então prefeito Adilson Benedito Maluf. E, como engenheiro, sempre se dedicou a pensar Piracicaba, independente de cargo. “Hoje (19), disse, vou na apresentação do projeto sobre a Praça José Bonifácio, e vou defender para não cortarem as árvores e a inversão da Prudente de Moraes e abertura da Moraes, um absurdo se fizerem o que planejaram, deve ter sido por pessoas que não conhecem trânsito ou a cidade de Piracicaba”.
IDEIAS — II
O engenheiro aposentado Hadir Maluf — sempre ligado aos assuntos da “querida Piracicaba” — está assustado com o perigo de derrubada de árvores na Praça Antonio Dutra e, ali, ser criada uma área de estacionamento. O assunto foi levantado na reunião da Câmara de segunda (16) e foi tema desta Coluna ontem.
IDEIAS — III
“No governo do então prefeito João Hermmann Netto, quando da reforma da Praça Central, apresentamos proposta para aproveitar a reforma e criar, no sub solo da praça, uma ampla área para estacionamento”, conta Maluf. “Aproveitava a oportunidade e incluía foto de eu acessando a garagem subterrânea da “Plaza de La Recoleta”,em Buenos Aires, e quem conhece a capital da Argentina conhece bem”, afirma. Com certeza, o prefeito Luciano Almeida conhece.
IDEIAS — IV
“Por que não aproveitar a reforma e fazer um grande estacionamento nos baixos da praça, o que possibilitaria, além da criação do estacionamento, a transformação da rua Governador Pedro de Toledo num boulevard sempre combatido e nunca realizado sob a alegação de falta de onde estacionar os carros que vão ao centro”, pergunta e explica.
PERGUNTA
Também é do engenheiro Hadir Maluf a pergunta: “Há, no orçamento da Prefeitura Municipal para 2024, verba da contrapartida para a instalação e funcionamento do “Restaurante Popular”, junto com o Governo do Estado? Pensem a respeito, nobres vereadores, sugere.
AMORIM
O ex-ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores e que continua ao lado do presidente Lula (PT) como conselheiro especial na área diplomática, teve papel central na negociação dos Estados Unidos e Venezuela para o fim de sanções sobre o petróleo. Ano que vem, Venezuela terá eleições totalmente livres, sem impedimento de qualquer candidato, com observadores internacionais, incluindo da União Europeia. Como afirmava André Franco Montoro — figura da histórica política brasileira — “o monólogo afasta, o diálogo aproxima”.
EMENDA— I
O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), coordenador da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) propôs a emenda nº 64/2023 ao Plano Plurianual (PPA) – Projeto de Lei nº 1244/2023, para acelerar o desenvolvimento das cidades desses agrupamentos e promover a empregabilidade para a população em idade economicamente ativa.
EMENDA — II
A emenda estabelece metas empreendedoras para que a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico possa, a cada ano, entre 2024 e 2027, implantar programas para a instalação de empresas para aumentar a oferta de empregos formais no estado e, dessa forma, beneficiar as Regiões Metropolitanas. O estudo de pesquisa de dados econômicos e sociais de todas as 236 cidades que integram as nove regiões metropolitanas elaborado pelo deputado indica que é possível acelerar o desenvolvimento com a instalação de empresas.
BAIRRO SERRA VERDE
O suplente de vereador José Carlos Magazine (sem partido) fez um vídeo e está circulando pelas redes sociais sobre buracos no Bairro Serra Verde. Deitou-se para mostrar o tamanho da “cratera”, e informa que é de quatro metros de comprimento, dois metros e meio de largura e deve chegar a um metro de profundidade. Diz que há um ano está assim. Diz, também, que há 60 buracos profundos na avenida. Reclamação registrada e precisa ação imediata da Prefeitura Municipal para soluções. Só que precisaria aparecer tanto? Perguntar não ofende, ofende? E, bem humorado, Magazine arremata: “Faltou a vara de pesca e o refrigerante”.
RICARDO VIVEIROS
O escritor, jornalista e palestrante Ricardo Viveiros esteve ontem (18) no Colégio Atlântico para uma aula de história em torno da Ditadura Militar. Autor de vários livros, Viveiros foi presidente da 34ª Edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (SIHP) e também apresentou seu livro “Memórias de um tempo obscuro”. Rosângela Camolesi, mantenedora da instituição de ensino, ressaltou a importância de ouvir quem foi parte da história.