Maria Angélica Gonçalves da Silva
Como filha caçula de uma família com 4 irmãs, todas jogadoras de basquete muito competitivas, sempre tive que me esforçar para conquistar o meu espaço, seja dentro de casa seja no meio esportivo.
Nas quadras, conforme fui evoluindo como atleta, também precisei mostrar algo a mais, para comprovar que possuía o meu valor nos clubes por onde passei e na própria Seleção Brasileira, independente de ser irmã da Magic Paula, uma das melhores e mais brilhantes jogadoras de basquete de todos os tempos.
Agora, como secretária de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), me sinto privilegiada por ter a oportunidade de ajudar no desenvolvimento do esporte de Piracicaba, cidade onde tive enorme apoio, desde os tempos das categorias de base da equipe de basquete da Unimep. Piracicaba foi meu berço para a projeção internacional e tem sido o meu endereço oficial há muitos anos.
Agradeço ao prefeito Luciano Almeida pela confiança depositada no meu trabalho, assim como dos demais secretários municipais, com quem conto com o apoio agora à frente da Selam. Minha ideia é dar continuidade aos bons projetos que já estavam sendo desenvolvidos, sem perder o olhar para novas oportunidades que podem surgir diante de parcerias ou mesmo dos chamamentos públicos que são um braço da Selam para o desenvolvimento de novas ações esportivas no município.
Estou correndo contra o tempo e neste período preciso me ater à Lei Orçamentária já definida para 2024. Dentro desta realidade vou trabalhar por obras de reparo do ginásio municipal Waldemar Blatkauskas, parcerias nos esportes de lazer, participação em jogos oficiais (regionais, idosos e jogos abertos) e fomento à iniciação esportiva. A manutenção dos prédios públicos também será uma das minhas prioridades, afinal, a cidade cresceu, se desenvolveu e esses espaços precisam estar em condições de receber a população.
Para que o leitor saiba, a Selam conta com 81 servidores, sendo 45 como professores de Educação Física. Pretendo implantar com essa equipe os mesmos conceitos que aprendi em quadra, promovendo maior união, acolhimento, ouvindo a necessidade de cada um para que isso resulte numa prestação de serviço ao munícipe ainda melhor.
Existem hoje acontecendo no município, por intermédio da Selam, mais de 400 atividades destinadas aos mais diversos públicos, algumas delas já consolidadas como PDB (Programa Desporto de Base) e PAM (Programa Atividades Motoras), promovemos os Jogos Metropira, e os projetos Caipirandando, Amplitude, Vem Brincar e o Síndrome Metabólica, programa federal desenvolvido em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS).
Importante destacar que fomos escolhidos pelo Governo Estadual, entre 10 municípios paulistas, para sediar o projeto piloto São Paulo Olímpico, que visa formar atletas com incentivo às práticas de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô e vôlei com um núcleo esportivo no Distrito de Artemis.
Conseguimos renovar a nossa parceria com o Instituto Família Barrichello, que vai desenvolver projetos que promovam o esporte e o desenvolvimento humano por meio da cidadania participativa no bairro Vila Sônia. Inauguramos também o projeto de Judô Gulô – Tradição, Disciplina e Esporte Olímpico, em parceria com ArcelorMittal, que consiste em oferecer aulas gratuitas de judô para 50 crianças e jovens no varejão da Vila Rezende, anexo à Escola Municipal Pe. Pedro Baron.
Por fim, destaco uma das principais ações desta gestão, com a criação inédita do programa Bolsa Esportiva, que beneficiou 54 pessoas entre atletas e técnicos, na sua maioria ligados ao esporte de formação, por meio de apoio financeiro para suporte técnico e material. Assim, estimulamos a prática do esporte, mediante a concessão de bolsas remuneradas que já começaram a ser pagas neste mês de outubro.
_______
Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, é secretária de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam)