Tabaco (XI) – Outros Especialistas (I)

Nas duas últimas edições citamos trechos de depoimento pessoal do Dr. Dráuzio Varella, renomado cancerologista brasileiro. Agora damos espaço a outros especialistas.

Para o Dr. Içami Tiba, “até agora, o alerta das campanhas antifumo não surtiu o efeito desejado entre a juventude – passou batido, longe da garotada. Já a mídia tabagista atua com grande eficácia junto a esse público, apresentando o cigarro como sinônimo de conquista, independência e prazer. E o apelo vai além do produto: está no modo de acender, de segurar, de tragar o cigarro. Um garoto de periferia, mal vestido, pobre, sem nenhum glamour se sente ‘o cara’ com um cigarro entre os dedos. É como se dissesse: ‘Olha tudo que eu sou!’ Ele não está nem aí para o outro lado da história.”

Segundo a psicóloga e coordenadora do ambulatório de álcool e droga da Uniad/Unifesp, Neliana Buzi Figlie, “uma das razões por que o jovem não pensa em parar de fumar é que o cigarro não traz prejuízos de saúde, sociais ou financeiros imediatos. Os sintomas negativos só aparecem na meia-idade, quando a pessoa já se tornou um fumante inveterado. (…) Parar de fumar não é difícil – difícil é manter a abstinência”.

Na próxima edição encerraremos o tema Tabaco com mais algumas citações e informações.

 

Cerca de 300 pescadores trabalham com o Tamar em todo o país. Com 18 anos de existência, este projeto conta com 22 estações de pesquisa que, distribuídas entre os estados de São Paulo e Ceará, monitoram mais de 1000 km de litoral.

Fui adotada e no ano seguinte nasceu a filha de sangue; ela sempre me magoou com isso, mas meus pais nunca fizeram nada. Com 11 anos começou usar drogas, tornou-se agressiva. Casei-me com 18 anos e meu marido sempre foi tudo pra mim até me trair. Sumi e até fome passei. Voltei para casa, mas minha irmã chegava drogada com homens que nem ela conhecia. Contei a eles e ela mandou me matar. Dei parte na Polícia e fui expulsa de casa.

Estou entrando em depressão e quero conhecer minha mãe biológica.

Luiza, 22.

Fiquei me perguntando: no meio de tantos tropeços qual sua responsabilidade nisso tudo? Pois resisto à idéia de que seus pais a queiram prejudicar tanto! Não retiro sua razão, mas há que se pensar no que lhe concerne.

Ao se casar com 18 anos, pensou que se libertaria. Ledo engano. Buscando sempre em outros cantos sua felicidade, negou a família como primeira referência, construindo um abismo para um pouco de paz. Em seu caso sua família adotiva é essa referência, chegando mesmo a voltar pra casa em dado momento.

O Conselho Tutelar pode lhe orientar, já que é maior de idade. A expulsão de casa só pode ocorrer se os pais adotivos não tiverem o pátrio poder. O processo de adoção é rigoroso, logo, a responsabilidade de pais.

A busca de sua mãe biológica reforça a negação de sua família adotiva.

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima