Como identificar potenciais líderes numa comunidade

Filipe Fernandes

Em geral, não existem maiores dificuldades em encontrar quem são os líderes de uma comunidade. Pessoas e entidades locais rapidamente ajudam a identificar quem é quem nas decisões que afetam a comunidade, seja no setor público, privado ou nas organizações da sociedade civil. A questão é encontrar quais os líderes que se identificam com uma liderança servidora. Identificá-los necessita de um período de observação, conhecer fatos relevantes que cercam decisões tomadas por esses líderes, a apreciação feita por pares e por subordinados. Para um observador treinado é sempre possível essa identificação. Alguns traços de comportamento ajudam a identificar líderes locais ou aqueles que potencialmente poderão a vir a sê-lo. Entre essas características ou traços estão:

  • necessidade íntima de conseguir pessoalmente transformar uma realidade;
  • necessidade de alcançar determinado poder para estar em condições de realizar a transformação

identificada;

  • possuir habilidades para relações interpessoais, a fim de conseguir liderar pessoas, grupos, e estabelecer

as necessárias parcerias estratégicas com outros líderes;

  • possuir habilidades cognitivas para identificar situações que necessitam ser transformadas, como buscar conhecer fatores determinantes de situações, avaliar possíveis soluções e estratégias para implantá-las, buscar adeptos ou seguidores e organizar o trabalho a ser feito;
  • ter autoconfiança, que deve se refletir em: uma crença pessoal em valores; conhecimentos e habilidades adquiridos; saber lidar com situações e pessoas. Talvez esse seja o traço comportamental determinante da liderança, já que os seguidores aceitam ser liderados especialmente em situações em que não estão confiantes e, por isso, necessitam de suporte externo para guiar suas ações;
  • exercitar permanentemente um comportamento ético em relação às causas que defende, às soluções que propõe, aos seguidores que lidera, aos outros líderes com quem estabelece relações e às organizações às quais se afilia.

A formação de uma rede de pessoas e entidades de uma comunidade é um instrumento poderoso de participação na governança dos destinos de uma comunidade. Para tanto, deve ser adequadamente formada para representar diferentes grupos que se dispõem a encontrar o caminho do possível e consensual sobre prioridades e estratégias de enfrentamento das necessidades identificadas.

A ideia é transformar em trabalho de equipe de caráter horizontal e sem hierarquia entre os participantes. Isto leva tempo e necessita de formação sobre o que representa uma rede e como fazê-la operativa para benefício da comunidade. Também exige uma liderança facilitadora de relacionamento e de confiança entre os participantes.

 

_____

Filipe Fernandes, líder comunitário na Zona Norte Piracicaba, G5 Comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima