Santa Casa – Participantes de 15 cidades reúnem-se em simpósio

Comissão de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Piracicaba.Crédito: Divulgação

Evento busca promover uma compreensão mais profunda sobre essa perspectiva inovadora na prestação de serviços de saúde; será sexta (6)

 

 

 

A terceira edição do Simpósio de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Piracicaba está marcada para o dia 6 de outubro e promete ser um evento abrangente e informativo sobre uma das áreas mais importantes da saúde, que tem como foco a melhoria da qualidade de vida de pacientes em situações vulneráveis. O simpósio contará com a presença de especialistas de renome, incluindo Marcela Tardeli, Mara Villas Boas de Carvalho, Elessandra Marques Bertolucci e Daniel Modolo, referências no campo dos Cuidados Paliativos.

O evento está sendo organizado pela Comissão de Cuidados Paliativos da instituição, que busca promover uma compreensão mais profunda sobre essa perspectiva inovadora na prestação de serviços de saúde. O Cuidado Paliativo é uma abordagem holística que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes enfrentando doenças graves, crônicas ou potencialmente terminais. O cuidado inclui não apenas o tratamento de sintomas físicos, mas também o apoio emocional, psicológico e espiritual necessários para proporcionar conforto e dignidade aos pacientes e suas famílias.

O enfermeiro Devandro Santos, presidente da Comissão de Cuidados Paliativos, enfatiza a importância de criar uma abordagem horizontal no cuidado, promovendo uma relação mais humanizada entre cuidadores, pacientes e profissionais de saúde. “O evento visa atender aos objetivos dessa missão, contribuindo para a disseminação do conhecimento sobre Cuidados Paliativos”, disse.

CIDADES — Este simpósio não se limita apenas a Piracicaba. Ele atrai participantes de 15 cidades, refletindo a relevância e o impacto abrangente do paliativismo. “A diversidade de perspectivas e experiências enriquecerá ainda mais o evento, promovendo a troca de conhecimento e colaboração entre profissionais de saúde e familiares de pacientes que estão em tratamento paliativo”, enfatiza Devandro.

 

Saúde – Oficinas Preparatórias para os Profissionais

A novidade desse ano é a realização de oficinas de Cuidados Paliativos no dia anterior ao simpósio, em 5 de outubro. Essas oficinas são voltadas para profissionais de saúde da Santa Casa e abordarão temas na área, incluindo o Manejo e Controle de Sintomas em Cuidados Paliativos, com as médicas Aline Botechia (geriatra) e Mariana Kairalla (paliativista); o Manejo de Lesões e Suporte Nutricional ao Paciente Paliativo, com a nutricionista Andreia Rissati e a enfermeira Bruna Godoy; e Cuidados Paliativos Pediátricos, com a pediatra intensivista paliativista Fabiana Salvador.

Essas oficinas são uma oportunidade para que profissionais de saúde aprimorem suas habilidades e conhecimentos na área, garantindo que possam oferecer cuidados abrangentes e compassivos aos pacientes.

 

Apoio – Comunidade e Empresas Locais

 

O evento conta com o apoio e patrocínio de diversas empresas e entidades locais, incluindo Gran Giardino, Santa Casa Saúde Piracicaba, Sorveteria Brisa de Verão, Max Medical, O2 Centro Hiperbárico, Básica Material de Construção, Faculdade Anhembi Morumbi, Exclusive Uniformes, Instituto San Raphael, CNPH, Pão do Cel e Restaurante Parma. Esse apoio demonstra o compromisso da comunidade local em promover e avançar na área de Cuidados Paliativos. Para acompanhar o simpósio, que está com as inscrições presenciais esgotadas, você pode acessar o seguinte link: [Simpósio de Cuidados Paliativos da Santa Casa de Piracicaba no YouTube](http://youtube.com/@santacasadepiracicaba).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima