Prefeito Luciano Almeida acompanhou a visita; eles foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração da empresa, Rubens Ometto Silveira Mello
O governador do Estado, Tarcísio de Freitas, esteve em Piracicaba ontem (4), em visita à obra da planta de biogás da Raízen, anexa ao Bioparque Costa Pinto, na rodovia Hermínio Petrin. O prefeito Luciano Almeida acompanhou a visita, que foi conduzida pelo presidente do Conselho de Administração da Cosan, Raízen e Comgás, Rubens Ometto Silveira Mello.
A unidade é a primeira do país dedicada à produção de gás natural renovável. O biometano representa um investimento de R$ 400 milhões e vai colocar Piracicaba na vanguarda da energia renovável, com expectativa de produção de 26 milhões de m³ por ano. O início do ramp up operacional (produção) está previsto para fevereiro de 2024 e deve gerar ao longo de todo o período, entre obras e operação, cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos.
O prefeito Luciano Almeida disse que a parceria entre a Administração e a Raízen é bem-sucedida e fortalece, definitivamente, o nome de Piracicaba como o maior centro mundial do segmento do agro. “O desenvolvimento tecnológico para a produção de biometano a partir de resíduos da produção sucroalcooleira certamente vai conferir um valor agregado ainda maior ao nosso município”, ressaltou.
ALEX MADUREIRA – O deputado estadual Alex Madureira acompanhou o governador Tarcísio de Freitas. Na ocasião, o deputado comemorou anúncio de investimentos na cidade. “Estou parabenizando a Raízen pelo investimento de R$ 300 milhões em Piracicaba e quero aproveitar a oportunidade para agradecer o governador por ter vindo até aqui prestigiar o lançamento dessa obra tão importante para a cidade”, afirmou Alex Madureira.
“É muito bom ver uma empresa como a Raízen estar comprometida com a agenda ESG e o crescimento sustentável de seus negócios. Pois a consolidação dessa cadeia produzirá energia renovável, protegendo o meio ambiente, gerando empregos e renda em toda a região”, ressaltou.
Alex Madureira destacou ainda a satisfação de Tarcísio de Freitas em saber que o biogás será obtido a partir de vinhaça e resíduos provenientes da operação agroindustrial da usina. “O governador ressaltou a importância da empresa por buscar, através de pesquisas e desenvolvimento, a geração de energia renovável. A Raízen está de parabéns pelos avanços tecnológicos na reutilização de resíduos que vem sendo transformados em etanol de segunda geração, biometano e biogás”, completou o deputado e corregedor da Alesp.