Membros do Conselho Municipal de Saúde visitaram, terça-feira (3), a unidade de pronto atendimento (UPA) do bairro Vila Cristina. Eles foram recebidos pela coordenadora Aline Pereira, que apresentou todos ambientes do espaço. “Havia seis médicos atendendo e todos estavam suas salas, assim como notamos que a espera estava dentro da normalidade”, destaca o vice-presidente Paulo Soares.
O conselheiro Alex Gonçalves avaliou que a unidade tem medicamento suficiente e aparelhos necessários. Porém, apontou que o equipamento de ultrassonografia estava sem profissionais para operar. “Vamos sugerir à Secretaria de Saúde um aditivo no contrato para que a OSS não precise contratar um profissional especialista e promova o treinamento de todos os plantonistas”, acrescenta Soares.
Os conselheiros ficaram satisfeitos com os protocolos de atendimento de primeiros-socorros e treinamentos, assim como a presença de médico pediatra, psicóloga e assistente social. Eles destacaram o fato de que a UPA conta com monitoramento por câmeras 24 horas.
Denise Franco, que também é conselheira e 2a-secretária, quis saber sobre o atendimento às crianças autistas. “Foi relatado que existe uma profissional preparada para atender as crianças autistas, classificadas com prioridade”, explicou Soares. Ele lembrou ainda que havia copo descartável para a população beber água e ar-condicionado.
“A visita tem o intuito de acompanhar os serviços prestados pela OSS em prol da população, sempre em busca do bom atendimento com dignidade e responsabilidade”, finalizou Paulo Soares. Também participaram da visita as conselheiros Carmem Silvia Leite e Iraci Honda e a conselheira suplente Nildes Maria Pinto.