Depois da estreia que lotou o Teatro do Sesc Piracicaba na semana passada, a Companhia Turma do Zé ocupa o palco do Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba, para apresentar hoje (5), às 20h, o espetáculo Pira Semos. A entrada é gratuita e ingressos devem ser retirados uma hora antes na bilheteria. Com direção de Carlos ABC e textos de Edvaldo de Oliveira, a peça traz referências sobre personagens históricos e “causos”, exaltando a cidade e suas tradições.
Durante cerca de uma hora e meia, o elenco formado por Edvaldo de Oliveira, Rafaela Arthuso, Simone Rosa, Tania Christofolleti e Emilio Salles usa da comicidade para contar histórias que os piracicabanos de hoje ouvem desde a infância, abusando da linguagem caipira e gírias tipicamente locais para arrancar gargalhadas da plateia e intercalar com cenas de pura emoção e encantamento.
Até mesmo o movimento de troca de cenas leva o público a recordar antigas vinhetas e propagandas de rádio, nas vozes de locutores conhecidos pelos piracicabanos. A rica trilha sonora é assinada por Cláudio Cacau, especialmente criada para a peça, e conduz o espectador ao universo da encenação que navega entre o real e o imaginário.
As cenas descortinadas ao público têm base em histórias e fatos que aconteceram nos últimos 50 anos. O espetáculo flui por expedientes episódicos, sem compromisso rígido com a cronologia ou a realidade.
Intercalando humor e reflexão, Pira Semos é o resultado de muita pesquisa e conversa com antigos moradores, além de uma declaração de amor à cidade. Sob a batuta do mestre Carlos ABC, o espetáculo retoma a reflexão sobre quem somos, mergulhando na essência da cultura popular. “Buscamos esse resgate e proporcionamos ao espectador que se reconheça como parte desse universo.”
SERVIÇO – O espetáculo Pira Semos, da Companhia de Teatro Turma do Zé, será apresentado hoje (5), às 20h, no Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, em Piracicaba-SP. Entrada gratuita e ingressos devem ser retirados uma hora antes na bilheteria.