A inclusão do programa Conheça o Legislativo nas atividades da Escola do Legislativo “Antonio Carlos Danelon — Totó Danelon” foi avaliada como positiva pelos membros do conselho da escola. Em reunião on-line, realizada na manhã desta quarta-feira (4), os conselheiros deliberaram sobre as atividades da Escola que serão realizadas em novembro e analisaram os resultados das atividades já desenvolvidas.
Para o diretor da Escola do Legislativo, o vereador Pedro Kawai (PSDB), a vinda do Conheça o Legislativo para a Escola traz um direcionamento para o programa que agora está bem focado por um departamento. “Toda parte de conhecimento, de participação popular na parte educacional, na construção de políticas públicas, estão juntas agora dentro da Escola que consegue interagir com os adolescentes e com os jovens das escolas”, declarou.
A secretária da Escola, Érica Dinis, elogiou a qualidade dos debates realizados pelos jovens e afirmou que o trabalho com os alunos é gratificante. Segundo o conselheiro da Escola, o servidor Bruno Didoné, a última vez que tantos alunos participaram do Conheça o Legislativo foi nos anos de 2013 e 2014.
O vereador Josef Borges (Solidariedade) afirmou que o programa se trata de “uma ferramenta importante que dá resultado”.
Aulas híbridas – Na roda de conversa “Pessoa com deficiência e atividade motora”, realizada em setembro, seis pessoas participaram presencialmente e 85 pessoas acompanharam on-line. “Antes da pandemia, era só presencial e durante a pandemia foi somente online, o modelo híbrido era um caminho natural para a gente”, afirmou o diretor da Escola do Legislativo.
Para Pedro Kawai, a roda de conversa realizada de forma hibrida é um exemplo muito claro das futuras atividades da Escola do Legislativo, já que o tema era pessoa com deficiência e mobilidade. “Os interessados conseguem participar de qualquer lugar que estejam e não precisa nem estar em Piracicaba”, disse.
Conselho da Escola — O decreto 69/2018 atualizou a estrutura da Escola do Legislativo de Piracicaba com a criação de um Conselho Administrativo, Acadêmico e Pedagógico. Desde 2023, o conselho administrativo é composto pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), diretor; a vereadora Silvia Morales (PV), do Mandato Coletivo a Cidade é Sua, coordenadora; os professores Heliani Berlato (Esalq/USP) e Josué Adam Lazier (Unimep), o vereador Josef Borges (Solidariedade) e o servidor Bruno Didoné, conselheiros da Escola; e Érica Aparecida Cruz Dinis, secretária.