Vaxneuvance – A nova vacina pneumocócica

No mês de setembro, chegou a Piracicaba a Vaxneuvance, uma nova vacina pneumocócica que protege contra 15 sorotipos de pneumococos. Por isso, também é chamada de vacina 15 valente.
O desenvolvimento de uma nova vacina foi necessário pelo aparecimento de novos sorotipos de doenças pneumocócicas não protegidas pelas vacinas anteriores, que são as pneumocócicas 10 valente, administrada pela rede pública e a vacina pneumocócica 13 valente, feita na clínica privada e também pela rede pública em algumas situações.

Segundo o pediatra e diretor técnico da CdVac vacinas, Paulo Falanghe, “o pneumococo age causando pneumonias, otites e doenças pneumocócicas invasivas, como a meningite e septicemia. É também importante destacar que a maioria dos casos de meningite bacteriana são causados pela bactéria pneumocócica”.
O esquema de doses e indicações segue o uso da vacina anterior pneumocócica 13 valente. Sendo assim, quem iniciou o esquema com a vacina 13 valente pode continuar o tratamento com esta nova vacina.
RECOMENDAÇÕES — Para crianças até 6 anos é recomendado, o esquema da aplicação da vacina aos 2, 4 e 6 meses com reforço entre 12 e 15 meses. Quem já terminou o esquema com a vacina anterior, pode se beneficiar também com a nova vacina Vaxneuvance recebendo uma dose adicional com intervalo mínimo de 4 a 8 semanas. Para pessoas entre 5 anos e 50 anos, a vacinação pode ocorrer de acordo com orientação médica e necessidade do indivíduo. Já para pessoas acima de 50 anos é recomendável que recebam nova vacina, mesmo que já imunizados com a vacina anterior.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima