Ofício – Trevisan Jr. questiona sobre possível transferência de tigres do zoológico

O vereador Laércio Trevisan Junior (PL), preocupado com a possível transferência dos tigres do zoológico de Piracicaba para outra cidade da região, buscou obter informações por meio de requerimento enviado ao chefe do Executivo. No entanto, sua solicitação foi rejeitada pela maioria dos vereadores durante a sessão camarária do dia 25.

Buscando esclarecimentos adicionais, o vereador enviou um ofício, de número 070/2023, baseado na Lei de Acesso à Informação, que estabelece prazo de 15 dias para o Executivo responder. “A não resposta dentro do prazo estabelecido pode resultar em cassação”, afirmou o parlamentar.

Durante a 12ª Reunião Extraordinária, na última terça-feira (26), o vereador abordou novamente o assunto, informando aos colegas vereadores que, para exercer seu direito de fiscalização e obter informações do Executivo, utilizou outro caminho legislativo amparado pelo artigo 5º, XXXIII da Constituição Federal.

Na sua fala, o vereador informou tanto aos presentes no plenário como à população sobre as matérias e benfeitorias conquistadas junto ao zoológico municipal. Desde o ano de 2013, por meio de vistorias e fiscalização, o vereador solicitou e obteve instalação de academia ao ar livre, além de melhorias na iluminação, entre outras.

Trevisan Jr. mencionou as vistorias realizadas todos os anos, destacando os momentos quando o então diretor do zoológico era o atual vereador Zezinho Pereira (União Brasil), bem como a chegada dos tigres em 2019, provenientes da cidade de Itatiba. Informou também que a médica veterinária responsável pelos tigres na época continua desempenhando suas funções até os dias atuais.

Outros pontos mencionados pelo vereador incluem a questão dos mobiliários e a situação do urso. Ele apresentou uma matéria na qual o Governo do Distrito Federal voltou atrás na decisão de transferir leões para um santuário. Questionou também o porquê de não haver conhecimento por parte dos vereadores sobre a campanha de arrecadação de recursos por pix para os tigres de Piracicaba, que seriam transferidos para um santuário.

Trevisan Jr. chamou a atenção para essa situação, apontando que a campanha de arrecadação de recursos por pix é um crime de improbidade administrativa. Indagou também qual seria o motivo da rejeição de seu requerimento e se a administração tem algum interesse em terceirizar o zoológico.

Além disso, o vereador informou aos presentes que camisetas estão sendo vendidas como parte da campanha para arrecadar fundos para os tigres, “considerando isso uma vergonha, pois trata-se de arrecadar dinheiro para uma ONG em Piracicaba”, disse.

Finalizando sua fala, o vereador ressaltou a importância de esclarecer todas as questões relacionadas aos tigres do zoológico de Piracicaba e garantir a transparência e o cumprimento das obrigações legais por parte da administração. No vídeo, nesta página, é possível conferir o discurso completo do parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima