Pedro Chamochumbi
A transformação digital tem sido um impulso fundamental para a modernização da gestão pública em todo o mundo. À medida que a sociedade avança em direção a um cenário cada vez mais conectado e tecnológico, as organizações governamentais estão buscando se adaptar a essa mudança, proporcionando serviços mais eficientes e acessíveis aos cidadãos. A transformação digital na gestão pública não é apenas uma tendência, mas uma necessidade imperativa para atender às crescentes expectativas da população por serviços públicos de qualidade.
A transformação digital na gestão pública envolve a integração de tecnologias e soluções digitais em todos os aspectos da administração governamental, desde a coleta de dados até a entrega de serviços. Isso abrange uma ampla gama de iniciativas, como a automação de processos, a criação de portais online para cidadãos e empresas interagirem com o governo, a implementação de análise de dados para tomada de decisões embasadas, a digitalização de registros e a promoção da gestão à vista e transparência por meio de plataformas digitais.
Ações que passam pela automação de processos burocráticos e a digitalização de documentos que reduzem a necessidade de trabalho manual, permitindo que os servidores públicos se concentrem em tarefas mais complexas e estratégicas. Pela criação de plataformas online e aplicativos governamentais tornam os serviços públicos mais acessíveis, eliminando a necessidade de deslocamento físico e proporcionando atendimento integral, pela disponibilização de informações e dados de forma transparente promovendo a confiança dos cidadãos nas instituições públicas, reduzindo a opacidade e os mal-entendidos.
O que suporta a tomada de decisões e a criação de políticas públicas embasadas, já que a análise de dados em tempo real ajuda os gestores públicos a entenderem melhor as necessidades da população, a alocação eficiente de recursos e a avaliação dos resultados das políticas implementadas.
Essa mudança também tem papel fundamental no estímulo à adoção de inovações e no desenvolvimento humano, pois incentiva a experimentação de novas abordagens e soluções para desafios governamentais, impulsionando a inovação na gestão pública e a capacitação digital constante dos servidores.
Importante destacar que esse é um processo complexo, porém vital, que busca modernizar os serviços governamentais para atender às demandas de uma sociedade cada vez mais digitalizada. Os benefícios são evidentes em termos de eficiência, acessibilidade, transparência e capacidade de tomada de decisões de interesse público. No entanto, os desafios não podem ser subestimados e requerem uma abordagem estratégica e inclusiva. À medida que os governos se esforçam para melhorar a vida dos cidadãos, a transformação digital emerge como um caminho crucial para uma gestão pública mais eficaz e orientada para o futuro.
Ciente da urgente transformação digital do setor público e da oportunidade de ativar sua vertical GovTech, a Prefeitura de Piracicaba por meio da Semad (Secretaria Municipal de Administração), assumiu o desafio de acelerar a estruturação da Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PMGTIC) e seus instrumentos como o PDTI (Plano Diretor de Tecnologia da Informação de Piracicaba), a PSI (Política de Segurança de Informação) e a PTD (Política de Uso e Tratamento de Dados) e a criação do Hub GovTech – Plataforma Municipal de apoio à transformação digital da Gestão Pública. A inovação não para. Seguimos na missão.
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Pedro Chamochumbi é agente de inovação, desenvolvimento, ESG e governo digital na Semad