Requerimentos em pauta na 54ª Reunião Ordinária propõem debates sobre o desenvolvimento do ramo de peças automotivas e a falta de pavimentação no bairro Campestre
A Câmara Municipal de Piracicaba debate, na 54ª Reunião Ordinária, hoje (28), às 19h30, sobre a convocação de duas audiências públicas, propostas pelo vereador Paulo Campos (Podemos). O objetivo é abordar temas como o ramo de peças automotivas e a falta de pavimentação em trecho do bairro Campestre. Os requerimentos integram a Pauta da Ordem do Dia da reunião e serão votados pelo Plenário.
Através do requerimento 861/2023, o parlamentar propõe uma discussão, no dia 7 de novembro, às 19 horas, sobre a regularização da implantação de empresas do ramo de peças automotivas em Piracicaba, em especial as ocidentais. No documento, ele ressalta o grande número de empresas do ramo na cidade e a importância delas para o crescimento econômico e geração de empregos.
A propositura convoca a secretária de Habitação e Gestão Territorial, Andréia Ribeiro, o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luís Ribeiro e o procurador-geral Guilherme Mônaco de Mello. São também convidados os deputados estaduais da cidade e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira.
Já o requerimento 864/2023 propõe que a audiência pública aborde a questão da falta de pavimentação em trecho do bairro Campestre, altura do numeral 6539, no dia 10 de novembro, às 19 horas. O parlamentar aponta situação caótica dos moradores pela ausência do asfalto, o que gera grande número de reclamações, como problemas de saúde em idosos por causa do fluxo intenso de veículos, além da dificuldade de locomoção. De acordo com Paulo Campos, não há informações sobre projeto de obras para asfaltamento do local pelo município, o que seria empecilho para a liberação de verbas do Governo do Estado para as intervenções.
No requerimento, são convocados o secretário de Obras, Paulo Roberto Borges, a secretária de Finanças, Telma Trimer de Oliveira Pereira, o secretário de Saúde, Douglas Yugi Koga, a secretária de Trânsito, Jane Franco de Oliveira e o diretor do Semae, Artur Costa Santos. Também será feito convite à representante da CPFL em Piracicaba, Talita Pinotti.
Outras proposituras – A Pauta da Ordem do Dia da 54ª Reunião Ordinária ainda conta com a apresentação do relatório final da Comissão de Estudos, criada para averiguar problemas relacionados aos bens municipais em situação de abandono e respostas evasivas do Poder Executivo a requerimentos da Câmara.
Em discussão única, também está relacionada a moção nº 178/2023, de autoria do vereador Paulo Campos, de repúdio ao Congresso Nacional em função da “PEC da Anistia”. Em primeira discussão, o Plenário deve deliberar sobre o projeto de lei nº 130/2023, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a celebração de termo de cooperação para a realização de estágios. Há ainda dois projetos de denominação de espaços públicos, um em primeira e outro em segunda discussão, além do PL 129/2023, de autoria do Poder Executivo, que trata da composição do Conselho da Mulher, em segunda discussão.Há ainda outros 15 requerimentos em pauta.
Para a Tribuna Popular, está prevista a participação do orador Clóvis Misawa, que vai falar sobre a abertura da Semana do Idoso e a divulgação das atividades que serão desenvolvidas durante a semana.
Os trabalhos legislativos podem ser acompanhados, ao vivo, a partir das 19h30, pela TV Câmara (sintonizada nos canais 11.3 em sinal aberto digital, 4 da Claro/Net e 9 da Vivo Fibra, no site camarapiracicaba.sp.gov.br/tv e nos perfis no Facebook e no YouTube) e pela Rádio Câmara Web. A Rádio Educativa 105,9 FM inicia a cobertura às 20h.