A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou nesta segunda-feira (25), na 53ª Reunião Ordinária, o requerimento 813/2023, de autoria do vereador Acácio Godoy (PP), que solicita informações ao Chefe do Executivo sobre os índices do vírus HIV/Aids no município. A preocupação com o aumento da detecção da doença entre jovens nas faixas etárias de 15 a 29 anos e de 20 a 24 anos motivou a elaboração do requerimento.
De acordo com o boletim epidemiológico de HIV/Aids do Ministério da Saúde, no período entre 2010 e 2020, houve uma tendência de aumento na detecção da doença nessas faixas etárias. Nesse sentido, o vereador diz que as informações a respeito dos índices de contaminação do vírus HIV/AIDs no município ajudam a promover campanhas para prevenção e conscientização.
O requerimento apresentado pelo vereador Acácio Godoy busca obter informações sobre o número de pessoas contaminadas com o vírus HIV/Aids no município, bem como os números de contaminação por sexo e faixa etária. Além disso, o vereador questiona quantas pessoas estão em tratamento e qual o número de novas contaminações registradas.
Outro ponto abordado no requerimento é a evolução ou regressão no índice geral de contaminação do município em comparação com anos anteriores. O vereador Acácio Godoy também questiona se há campanhas de divulgação e prevenção em andamento no município.