A Mostra 100 anos do filme 16mm, no Sesc Piracicaba, terá a última sessão hoje (26) com a exibição do filme ‘A Última Gargalhada’, de 1924. Antes da exibição, às 19h30, haverá bate papo sobre cinema com Paolo Gregori, professor de cinema da Unimep e Alex Zen, da Cine 16. A realização é do Sesc com apoio da produtora Cine 16. Dirigido por Friedrich W. Murnau. A obra tem 101 minutos e será exibida uma cópia legendada. No elenco, Jannings, Maly Delschaft, Max Hiller.
Na trama, um idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima.
O filme é referência do Expressionismo alemão, ressalta Alex. “Exemplo de uma cópia em 16mm feita para exibição em cineclubes e escolas de cinema. O estudo de um filme icônico como esse em espaços alternativos, e num tempo que antecede os vídeo-cassetes, foi imensamente facilitado graças ao 16mm”, ele destaca.