Tabaco (VIII) – Síndrome de Abstinência

 

Como é característica de qualquer droga, a síndrome de abstinência surge com sua remoção, após a pessoa se tornar dependente. Na abstinência do tabaco surgem ansiedade, irritabilidade, agitação, sudorese, tosse, apetite por doces, alterações no sono, redução do ritmo cardíaco, redução da pressão arterial, alteração na concentração, tontura, dor de cabeça.

Durante a abstinência surge um desejo incontrolável de fumar. O acesso fácil e o estímulo da mídia fazem da nicotina a droga de mais fácil recaída. A síndrome dura de duas a quatro semanas, e os sintomas começam a surgir 8 horas após o último cigarro. Seu auge ocorre por volta do terceiro dia.

Dos dependentes do tabaco, 70% querem deixar, mas somente 5% o fazem por si próprios. Antes de abandonarem definitivamente ocorre de cinco a sete tentativas de interrupção, e recaídas ou dificuldades em se manterem sem uso durante o período da síndrome.

Os tabagistas que reduzem para 50% de seu uso já apresentam sintomas da síndrome que persistem por meses. 75% dos dependentes recairão num prazo de até cinco anos. 60% dos que fumarem por mais de um mês e meio fumarão por mais 30 anos de suas vidas, mesmo tentando se livrar do vício.

 

Em 1500 existiam cerca de 1500 línguas indígenas no Brasil. Hoje, aproximadamente 170.

 São vários problemas juntos. Não tenho uma boa relação com minha mãe; incompreensível e difícil de dialogar. Mas o pior é que eu e minha melhor amiga gostamos do mesmo cara, um grande amigo e ele sabe. Outro amigo diz que ele está dividido entre nós. Sinto que ele gosta de mim, mas tenho medo de ser só uma ilusão. Está um clima muito ruim entre mim e minha amiga e nem estamos nos falando muito. Quero muito ele, mas não quero machucá-la. Estou sem rumo!

Flávia, 14.

Em sua idade temos muitos sonhos. A dificuldade de relacionamento com sua mãe é um obstáculo para encontrar uma solução com sua amiga e os problemas de comunicação com ela podem se reproduzir. Vocês duas já conversaram sobre o assunto? Dependendo da maturidade de vocês, colocar cartas na mesa alivia tensões. Se não é falado tudo fica no ar, criando esse clima desagradável.

Quanto à sua situação com o paquera, isso está mais na mão dele que de vocês. De nada adianta apostar tudo e ele pender pro lado dela. No entanto ele pode escolher a você e então deverá marcar seu desejo. Mas ficar entre as duas é cômodo lançando mão de uma ou outra quando achar conveniente.

Em lugar de criar uma situação com sua amiga poderá se surpreender com a reação que um afastamento dele pode gerar. Só podemos desejar o que não temos, mas ele sabe que lhe tem.

 

Leitor: Opine, critique, sugira temas nesse espaço. Use até 200 toques. Sigilo absoluto.

 

Blog:  http://pedrogobett.blogspot.com/

Facebook: fb.com/psicopontocom

E-mail: [email protected]

Correspondência: Praça José Bonifácio, 799

13.400-340 – Piracicaba/SP – (19) 99497-9430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima