A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), promove, em parceria com a ETEC Coronel Febeliano da Costa, o projeto Nutrição – Escola Ativa e Solidária. Ao todo, serão cinco oficinas práticas aos bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego Frente de Trabalho.
A iniciativa tem o objetivo de contribuir com a segurança alimentar no município, capacitando os bolsistas para a manipulação adequada dos alimentos e aproveitamento integral dos mesmos, além de permitir aos estudantes do curso do Médio Técnicos Nutrição e Dietética, a experiência de um agente educativo na promoção e proteção da saúde. “Essa parceria contribuirá para promover o aperfeiçoamento dos processos de ensino-aprendizagem para inserção, permanência e ascensão intelectual, cultural e social do educando na continuidade dos seus estudos”, explicou a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Smads, Savana Fernandes.
Na primeira oficina, vestidos com touca e avental, todos receberam orientações sobre a prática na manipulação dos alimentos, seguindo as técnicas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de higienização e aprenderam a lavar as mãos corretamente para manipulação de alimentos; a proposta foi sujar as mãos com tinta para limpá-las em até três minutos.
Nas próximas oficinas, os participantes aprenderão sobre as técnicas de pesagem e medidas em alimentos líquidos, sólidos e pastosos para o preparo dos alimentos; estocagem de alimentos e congelamento; aproveitamento integral dos alimentos para diminuir resíduos e utilizar de forma racional todos os nutrientes contidos nos alimentos e sobre alergias alimentares.
O projeto tem supervisão da coordenadora da área técnica, professora Alessandra Aparecida Zilio Cozzo de Siqueira, com as alunas do Mtec Nutrição, Isabela Ribeiro, Ana Clara Piton, Iara Tais, Lavínia Rebeca, Letícia Foster e Evellyn Letícia.
DOS BOLSISTAS – A Frente de Trabalho conta com 127 bolsistas que ocupam vagas de auxiliar de limpeza, ajudante geral, controlador de acesso, apoio administrativo, serviços gerais e arquivista em diversos setores da administração pública. O programa atende a população em situação de vulnerabilidade social e violação de direitos, acompanhada pelos serviços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centro Pop, com a oferta de um contrato de até nove meses.
A Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional foi criada recentemente na Smads para contribuir com a garantia do direito humano à alimentação adequada, por meio de ações de maneira articulada ao Cadastro Único para que as famílias em situação de vulnerabilidade social de Piracicaba possam alcançar dignidade e autonomia, sendo sujeitos ativos em suas escolhas alimentares.