A Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência e as barreiras atitudinais foram abordadas pelo orador Márcio Domingues, ao utilizar a Tribuna Popular na noite de segunda-feira (18), durante a 51ª Reunião Ordinária de 2023.
O tema central abordado por Márcio foi o das “barreiras atitudinais”, que dizem respeito a atitudes tomadas em relação às pessoas com deficiência. Ele compartilhou sua própria experiência, enfatizando que todos têm suas limitações e sua deficiência visual não o torna uma “pessoa especial”, mas alguém que enfrenta desafios específicos.
O orador também destacou situações problemáticas que enfrenta, como quando alguns motoristas de aplicativos cancelam suas corridas após ele informar sobre sua deficiência visual, prejudicando sua mobilidade. Além disso, ele mencionou a falta de acessibilidade em eventos culturais, como o Salão do Humor, que não ofereceu recursos como Braile ou áudio descrição, dificultando sua interação. “Muitas atitudes acabam impedindo que as pessoas com deficiência frequentem lugares que elas podem frequentar”, afirmou.
Márcio Domingues também compartilhou seu envolvimento com o COMDEF (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência) e a ONG Avistar, onde ele encontrou apoio para sua reabilitação, após o deslocamento de retina, e aprendeu a viver com sua nova condição visual.
Ele convidou todos a participarem de uma caminhada que ocorrerá no dia 21 de setembro, o Dia da Luta da Pessoa com Deficiência. A caminhada partirá às 9h do mercado municipal e seguirá até a Praça José Bonifácio.