Radialista atuou na Câmara na última legislatura, de 2017 a 2020; velório acontece hoje (22), a partir das 9h
Morreu, na manhã desta quinta-feira (21), o ex-vereador e radialista Lair Braga. Ele estava internado desde o dia 17 de setembro na UTI da Santa Casa de Piracicaba, após sofrer um AVC (acidente vascular cerebral). De acordo com nota emitida pelo hospital, o ex-parlamentar foi a óbito após parada dos movimentos cardíacos.
“A Santa Casa de Piracicaba informa, a pedido e autorização da família de Lair Braga, que o ex-vereador e radialista foi a óbito na manhã desta quinta-feira, dia 21 de setembro de 2023, após parada dos movimentos cardíacos”, diz a nota.
O presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, lamentou a morte do ex-vereador. “A Casa sente muito esta perda. É um luto para todos. Os vereadores e até mesmo os servidores estão todos aborrecidos, tristes”, afirmou. “Mas temos que aceitar os planos de Deus, que são diferentes dos planos dos homens”. O presidente destacou que a Câmara está à disposição da família do ex-parlamentar.
Lair Braga nasceu em Cajobi (SP), em 16 de julho de 1954. Morador de Piracicaba desde 1980, ele foi eleito vereador pelo partido Solidariedade na legislatura 2017-2020, com 1.821 votos. Lair Braga era também radialista e trabalhou por 37 anos na Rádio Difusora de Piracicaba, na apresentação de programas sertanejos. Ele havia deixado a emissora em julho deste ano.
Lair Braga era casado e tinha quatro filhos. Trabalhava desde os sete anos de idade e foi trabalhador rural, engraxate e comerciário antes de entrar na área da comunicação, aos 17 anos. Antes de chegar a Piracicaba, passou por emissoras paulistas, inclusive nas cidades de Santos e São Paulo, onde trabalhou nas rádios Record e Jovem Pan.
Entre as proposituras apresentadas pelo ex-vereador na Câmara Municipal de Piracicaba, destacam-se o decreto legislativo 67/2018, que estabeleceu a participação do Poder Legislativo na campanha “Setembro Amarelo”, de prevenção ao suicídio, e o decreto legislativo 27/2018, que instituiu o Dia dos Profissionais da Comunicação. Defensor da revitalização da Praça José Bonifácio, na região central, Lair Braga foi o criador do Fórum em Defesa da Praça na Câmara, que promoveu debates, encontros e ações relacionadas ao tema.
O velório será nesta sexta-feira (22), das 9h às 14h45, na Sala Esmeralda do Memorial Metropolitano de Piracicaba, localizado na rua Cajobi, 326, Jd Continental. A cerimônia de homenagens póstumas será às 15 horas.
Deputados lamentam a morte de Lair Braga
“Tive a felicidade de conhecer Lair Braga em Charqueada, onde ele foi vereador, antes mesmo de eu estar prefeito. Trabalhamos juntos na política, fui até cabo eleitoral dele na campanha para vereador. Tivemos uma relação forte, para além da política, uma relação pessoal, de amizade. Depois, voltei a encontrá-lo aqui em Piracicaba, durante minha campanha para deputado estadual. Tenho muita gratidão pela ajuda que ele sempre nos ofereceu com seu trabalho, com seu apoio. Neste momento, só posso lamentar sua perda. Não perdemos só o amigo. A cidade perdeu um ícone do rádio, veículo que o tornou ficou altamente conhecido, além de ter sido vereador atuante, construindo uma história com a população da cidade e da região. Fico muito triste, chocado. Peço a Deus que conforte o coração de sua esposa e filhos, de todos os familiares e amigos, nesse momento de luto. (Deputado estadual Helinho Zanatta)
“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do radialista e ex-vereador de Piracicaba e Charqueada, Lair Braga, nesta quinta-feira (ontem, 21), após sofrer um AVC no domingo. Lair teve uma brilhante trajetória no rádio piracicabano, especialmente na Rádio Difusora de Piracicaba, assim como na vida pública. Neste momento de dor, expresso minhas condolências à família e amigos de Lair, e que Deus possa confortar a todos. (Deputada estadual Professora Bebel)
“Quero expressar minhas condolências aos familiares e amigos nesse momento de perda e dor. Que Deus possa confortar o coração de todos.” (Deputado estadual Alex Madureira)