O cancelamento do transporte de rejeitos oriundos dos resíduos sólidos triados na Cooperativa Reciclador Solidário está sendo questionado na Câmara Municipal de Piracicaba, com a aprovação do requerimento 779/2023, aprovado nesta quinta-feira (14), durante a 50ª Reunião Ordinária. A propositura é de autoria dos vereadores licenciados Silvia Morales (PV), do mandato coletivo A Cidade é Sua, e Zezinho Pereira (União Brasil).
Na propositura, os parlamentares recordam que os serviços prestados pela cooperativa fortalecem projetos e ações de logística reversa, especificamente na triagem e destinação de materiais para a reciclagem direta ou para a cadeia dos produtos recicláveis. Detalham também que relatos de colaboradores dão conta de que o transporte era feito pela empresa Piracicaba Ambiental até cerca de três meses atrás e que, agora, está interrompido.
Os vereadores querem saber qual motivo da retirada do transporte dos rejeitos separados na cooperativa e se há previsão para a retomada, com vistas a normalizar o armazenamento e a destinação adequada. Os parlamentares também querem saber quem é o atual responsável pelo serviço.