Horto de Tupi – Do Mato ao Prato aborda a alimentação saudável

Objetivo é promover o diálogo sobre a diversidade de plantas alimentícias

Unindo alimentação saudável e natureza, o Horto de Tupi recebe hoje, 16, mais uma edição da atividade Do Mato ao Prato, idealizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap). A ação, que integra o programa Vem Pro Horto, acontece das 9h às 12h e tem entrada gratuita; a Prefeitura ainda disponibiliza ônibus gratuito para acesso ao Horto (leia abaixo).

Também são organizadores do evento o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq), em parceria com o BeSeed, La Huertita, Projeto Kombinha, Chácara Brasil, Grupo de Estudos e Práticas para o Uso Racional da Água (Gepura) e o Programa Plante Vida.

O objetivo do evento é promover o diálogo sobre a diversidade de plantas alimentícias e sua relação com a preservação da natureza e a biodiversidade. No dia serão realizadas atividades como a trilha Do Mato ao Prato, roda de conversa sobre a importância das plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e um café coletivo no final.

Outra atividade realizada durante o evento será o plantio coletivo de mudas de árvores pelo Programa Plante Vida, o qual visa plantar uma árvore para cada criança que nasce no município. As famílias e os bebês nascidos no período de junho de 2023 a agosto de 2023 estão convidados. “O Plante Vida existe há 16 anos em parceria com os três hospitais do município, Santa Casa, Fornecedores de Cana e Unimed, e é referência na cidade quanto à educação ambiental e arborização urbana. Além disso, esse plantio também comemora o Dia Mundial da Árvore, celebrado em 21 de setembro”, explica Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental da Simap.

Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do IPA, comentou sobre a abordagem sobre as PANCs. “Esse evento é uma oportunidade ímpar para conhecer essas plantas, que podem ser introduzidas na nossa alimentação e trazer muitos benefícios”.

“A expectativa é que as pessoas compartilhem novas histórias, pois é isso que gostamos, de compartilhar saberes e vivências. Cada vez mais, em cada edição, as pessoas têm trazido novas receitas para o piquenique comunitário, especialmente com as PANCs”, completou Simone Dias Lantana, proprietária do BeSeed.

ÔNIBUS – Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi. Para o dia 16/09, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 8h10, com possibilidade de interessados embarcarem em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno a partir do Horto será às 12h. O itinerário está disponível no site da TUPi (linha 221 – Horto de Tupi): https://www.tupitransporte.com.br/linhas-e-horarios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima