A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou em primeira discussão, na 50ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (14), o projeto de lei nº 106/2023, de autoria do vereador Thiago Ribeiro (Podemos), que institui, no Calendário Oficial do Município, o Dia Municipal da Paz Estudantil, em memória das vítimas dos atentados estudantis que aconteceram no País. O projeto ainda será deliberado em segundo turno e, após, será encaminhado para sanção pelo Poder Executivo.
O projeto prevê que a data será celebrada em 15 de março de cada ano, com atividades e mobilizações, com o objetivo de sensibilizar e unir esforços entre os professores, pais e responsáveis, servidores das escolas, o Poder Público, a sociedade civil e alunos, quanto à prevenção de atentados nas escolas. O objetivo é promover práticas que fortaleçam a boa convivência no âmbito estudantil, como estratégias pedagógicas para controle de atos de violência no ambiente escolar, palestras, debates, seminários e atividades educativas, cartazes com frases de paz, empatia, convivência respeitosa e resolução pacífica de conflitos, realização de eventos, além do fomento a instâncias estudantis participativas.
“Esses eventos são preocupantes e têm um profundo impacto nas vidas das vítimas, de suas famílias e em toda comunidade escolar”, justificou o autor, no projeto. “Episódios que afetam negativamente a qualidade da educação, a saúde mental dos envolvidos e a convivência pacífica na sociedade”. Ele salientou, na justificativa que, para a prevenção, é fundamental a integração entre equipes de segurança na escola, poder público e equipes pedagógicas, além de falar sobre o assunto. “É essencial que sejam tomadas medidas para promover uma cultura de paz dentro das escolas”, salientou.