‘Dia Municipal do Profissional de Educação Física’, ‘Prêmio Rocha Netto de Esportes’, ‘Dia Municipal do Panathleta’ e ‘Dia do Quimbol’ integraram a solenidade
Dezessete profissionais de educação física, atletas e instituições que promovem o esporte foram homenageados, em reunião solene realizada na última quarta-feira (6) pela Câmara Municipal de Piracicaba, para celebrar o “Dia Municipal do Profissional de Educação Física”, entrega do “Prêmio Rocha Netto de Esportes”, “Dia Municipal do Panathleta” e “Dia do Quimbol”. A solenidade foi proposta pelo vereador André Bandeira (PSDB), através dos requerimentos 601 e 602/2023, em atendimento aos decretos legislativos 21/2004, 27/2006, 03/2011 e 50/2017.
“É a atividade física que promove a saúde das pessoas”, destacou o autor das homenagens, André Bandeira, que presidiu a solenidade. Ele lembrou de iniciativas como o PDB (Projeto Desporto de Base), promovido pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), que forma novos atletas e também cidadãos. Para o vereador, o reconhecimento dos homenageados é uma forma de “celebrar as conquistas, mas que também sirva de incentivo para darem continuidade ao trabalho que desenvolvem em prol da sociedade, do esporte e da atividade física”.
Também fez parte da mesa de honra da solenidade o conselheiro e 1º tesoureiro do Conselho Regional de Educação Física e coordenador do quimbol em Piracicaba, João Francisco Rodrigues de Godoy. “O esporte é acima de tudo emoção. Este evento é uma grande homenagem ao esporte não só de Piracicaba, mas do País todo”, afirmou. Ele lembrou que Piracicaba foi uma das primeiras cidades a instituírem a homenagem ao profissional de Educação Física, em 2006. “É uma forma de reconhecer aqueles profissionais que estão fazendo um trabalho de qualidade e dignificando a nossa profissão. Reconhecer a luta de cada um porque constroem atletas”, colocou.
O presidente da UEB (União dos Esportes Brasileiros), Pedro Mattei, explicou que a função da entidade é valorizar as modalidades esportivas criadas no País, como o quimbol, que surgiu em Piracicaba, conforme previsto na Constituição Federal. Ele disse que já foram catalogadas 25 modalidades criadas e praticada no País. “Essas modalidades precisam ser conhecidas pelos brasileiros, praticadas, difundidas e valorizadas”, disse. “São modalidades que trazem saúde, lazer, educação”.
Bernadet Bueno de Camargo, irmã de Joaquim Bueno de Camargo, o Quim, criador do quimbol, também compôs a mesa e falou sobre a importância do trabalho desenvolvido pelo irmão. “O quimbol foi o que o Quim deixou para a humanidade, de Piracicaba para o mundo porque é uma coisa boa para o corpo”, avaliou. “Não é um esporte de atrito, é coletivo e o Quim dizia que por isso é bom para a comunidade. Minha palavra é de sucesso ao esporte porque o esporte salva, une, cura o físico, a mente e o espírito”.
Também presente na mesa de honra, o presidente do Pánathlon Internacional Distrito Brasil, Pedro Roberto Pereira de Souza, destacou a luta pelo reconhecimento do esporte como promotor de saúde. “Dentro dos princípios que regem o Panathlon internacional, estão a ética, a moral, a amizade, a ação, o respeito e principalmente o fair play e o resgate da memória esportiva da cidade”, colocou.
Em nome dos homenageados, o gestor esportivo João Ernani Gatti Braga falou sobre as dificuldades e a falta de valorização aos profissionais de Educação Física. Ele incentivou os jovens a buscarem o sonho de seguirem a área. “Continue e se esforce porque tem espaço para bons profissionais. O esporte e a atividade física só trazem benefícios e amigos”, ponderou, agradecendo a honraria.
DIA DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Adilson José Zanin – Educação Física Escolar; Edson Alcarde Everaldo – Treinamento Esportivo; Gregório Luciano de Azevedo Tumang – Lazer e Recreação; João Ernani Gatti Braga – Gestor em Esportes; João Salles de Barros – Fair Play; Renato Silva de Aguiar – Formação Esportiva; Sest/Senat – Instituição e Vanessa Abdallah Haas – Fitness e Musculação
DIA DO QUIMBOL
Cleber Alves de Almeida; Mario Bueno de Camargo (Tato) – In memoriam; Colégio Épico; Escola Estadual Doutor Samuel de Castro Neves e União dos Esportes Brasileiros
DIA DO PANATHLETA
Erlo Gnutzmann Muniz – Atleta Master; Fausto Sylvestre da Rocha – Menção Honrosa e Nicole Pircio – Atleta Destaque – Ginástica Rítmica
PRÊMIO ROCHA NETTO DE ESPORTE
Luis Antonio Lopes Fagundes – Esporte individual – Natação