A “sorte” de Lula

A economia brasileira vai bem, obrigado. O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro registrou um aumento de 0,9% em relação ao primeiro trimestre do ano. O resultado supera em três vezes as previsões comedidas do Mercado Financeiro. No ano, o Brasil sob a gestão do Ministro Fernando Haddad e a liderança do presidente Lula, já cresceu 3,4% em relação ao mesmo período de 2022. É um resultado que coloca o país entre as nações que mais cresceram neste ano, o que consolida a “sorte” que possui o Presidente Lula, pois toda vez que ele está na presidência a economia brasileira “magicamente” sempre passa por ciclos de crescimento acima das expectativas. Resta esperar para verificar se alguns setores darão o braço a torcer diante dos fatos ou vão continuar insistindo na tese do “governo sortudo”.

Mas o bom desempenho econômico não é o único motivo de observação no nono mês do governo Lula. A redução da inflação dos alimentos é visível na mesa dos brasileiros, óleo, arroz e feijão estão substancialmente mais baratos. Entre os meses de janeiro e junho, o preço da carne bovina já caiu 4%. O fortalecimento da agricultura familiar, do agronegócio responsável, e com o objetivo de tirar o Brasil novamente do Mapa da Fome da ONU, como já ocorreu em 2014 durante os governos do PT, o presidente Lula tem um compromisso inadiável com a segurança alimentar do Brasil. Como disse ele no lançamento do programa Brasil Sem Fome, “Não tem nada mais sagrado do que uma mãe colocar sua família em torno de uma mesa e poder servir uma comida farta todos os dias”.

Estamos assistindo à transformação de um ambiente institucional e econômico completamente devastado e hostil sob a gestão passada em espaço próspero e favorável ao crescimento sólido e sustentável do Brasil. As medidas de estímulo adotadas pelo governo, como o lançamento do Novo PAC, retomando a capacidade do Estado como propulsor do desenvolvimento, as condições e prioridades oferecidas pelo Minha Casa Minha Vida, o investimento do BNDES de R$ 43 bi nas micro e pequenas empresas no primeiro semestre, são apenas alguns exemplos do trabalho que o governo tem realizado. Não existe segredo, nem “magica”, os bons resultados do Brasil vieram através de esforço, competência e gestão. E do talento inegável de Lula para fazer política, vide a volta da normalidade nas instituições no país.

Todo esse cenário positivo só está sendo possível graças à uma construção coletiva, planejada e construída pelo governo em harmonia com os outros poderes da república, porém ainda há muito trabalho a ser feito. Um exemplo é a diminuição gradativa dos juros por parte do Banco Central de Campos Neto, que tanto prejudicam o nosso desenvolvimento. Se o país está crescendo assim com uma das maiores taxas de juros do mundo, imagine como poderíamos crescer se o setor produtivo pudesse ter melhores condições para investimentos, se os consumidores pudessem parcelar suas compras sem contudo serem prejudicados por juros exorbitantes.  Aos pessimistas de plantão que habitam algumas redações, vos digo, não existirá mágica possível capaz de descreditar o sucesso do governo e a competência de Lula por tempo indeterminado.  As ruas já sabem.

______

Vicente Paulo da Silva, Vicentinho, deputado federal (PT-SP), advogado, professor de Direito e doutorando em Educação pela USP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima